Televendas: 0800 603 4433

Notícias

08/10/2013
Gestor Leite inicia desenvolvimento de avaliação genética da raça Jersey em todo o Brasil
por: CRV Lagoa
O Gestor Leite, programa de melhoramento genético da CRV Lagoa para bovinos leiteiros, fechou parceria com a ACGJB (Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil) para o piloto de desenvolvimento de avaliação genética na raça Jersey.

O trabalho inovador terá início nesse mês de outubro e visa gerar contribuições significativas para a informação e melhoramento genético embasado na raça. Composto por três etapas (análise, consistência e estruturação de dados dos rebanhos; desenvolvimento de modelagem de estimativas genéticas; e apresentação de resultados para os participantes), serão utilizados dados de cadastro, pedigree, reprodução, controle leiteiro, análises de porcentagem de gordura e proteína, além de classificações lineares dos rebanhos.

Desde 2010, o Gestor Leite gera informações genéticas de rebanhos e informações para suporte de criadores na condução de seus trabalhos de melhoramento. Em agosto de 2012, foi iniciado um novo projeto, com fins de desenvolver modelos de avaliação dentro da raça Jersey.

“O objetivo do projeto é o de estruturar e desenvolver avaliação genética dos rebanhos participantes, bem como ferramentas que permitam conduzir, de forma fácil, prática e eficiente, decisões quanto à seleção e acasalamentos das fêmeas conforme os objetivos do rebanho”, explica Raul Carneiro, gerente do Gestor Leite.

“A CRV Lagoa sempre acreditou muito no Jersey brasileiro. Entendemos que a pecuária tem muito a ganhar com essas avaliações, não só para criadores agregarem informações estratégicas na seleção que realizam, quanto na comercialização de material genético, como animais, sêmen e embriões”, informa Albert Kuipers, gerente de produto Jersey e embriões da Central.

“Assim que recebemos o primeiro conjunto de dados, iniciaremos as análises e contatos com os criadores, informando o status de seus rebanhos”, acrescenta Raul Carneiro. “Aproveitamos para agradecer a confiança dos criadores e da associação depositadas no projeto. Estamos certos de que há grandes oportunidades de fazermos juntos um trabalho tecnicamente embasado, novo e exemplar para contribuição dentro da raça Jersey”, finaliza.

Fonte: CRV Lagoa


Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269