Televendas: 0800 603 4433

Notícias

11/05/2018
CLARIFIDE GIROLANDO
por: CRV Lagoa



O Clarifide® Girolando é uma ferramenta completa para auxiliá-lo no melhoramento genético de seus animais, facilitando decisões de manejo e seleção, sempre buscando maior lucratividade do rebanho.

Ao examinar o DNA de um animal conseguimos decidir se este é ou não bom o suficiente para ser mantido no rebanho. Adiantamos assim nossas decisões de seleção, sendo possível saber de forma acurada o valor genético de um animal com quatro ou cinco anos de antecedência. A CRV já usa a seleção genômica rotineiramente nos principais países grandes produtores de leite como a Holanda, EUA, Nova Zelândia e agora chegou a vez do Brasil.

Desde 2012, a CRV Lagoa, justamente com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG), Embrapa Gado de Leite e Zoetis, concentraram seus esforços em pesquisas na área de seleção genômica aplicadas a raça Girolando. Hoje, com resultados bastante consistentes, disponibilizamos para os produtores o que há de mais novo e eficiente para a seleção genética de animais Girolando: o Clarifide. A CRV Lagoa possui exclusividade na comercialização do teste de machos, fornecendo também, o teste para as fêmeas.

Usar a seleção genômica em seu rebanho é mais simples do que você pode imaginar. Os resultados dos testes genômicos são apresentados como DEP genômicas (DEPg). As características avaliadas são: Produção Total de Leite, Intervalo entre Partos e Idade ao Primeiro Parto. Caso solicitado, também estarão disponíveis DEPg para as principais doenças genéticas (BLAP, DUMPS, CVM, Brachyspina) e componentes do leite (Beta-Lactoglobulina, Kappa-Caseina I e II e Beta-Caseína A2).

A genômica também nos proporciona verificar as informações de pedigree dos animais, confirmando se realmente aquele animal é filho de quem pensamos ser. Erros de pedigrees acontecem por inúmeros motivos, causando confusões nas avaliações genéticas. Portanto, é de suma importância termos um pedigree correto e, em caso de dúvida, sempre optar por um teste genômico de parentesco.

A utilização da seleção genômica permitirá à raça Girolando acelerar o processo de melhoramento genético, proporcionando o aumento de competitividade no mercado de lácteos pela maior eficiência de seus animais para diversas características. Possibilita também a valorização das raças e a descoberta de maior quantidade de animais superiores em menor espaço de tempo, incrementando o mercado de comercialização de sêmen.

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269