Televendas: 0800 603 4433

Notícias

21/08/2018
Sumário de Touros ABCZ-Embrapa é lançado com dados de avaliação genômica
por: Embrapa Gado de Corte

 

Divulgação - Foto: Divulgação

Criadores, técnicos, pesquisadores e profissionais do setor tiveram acesso aos primeiros dados de avaliação genômica do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Foi lançado nesta segunda-feira (20) o Sumário de Touros desenvolvido pela ABCZ e Embrapa, por meio do programa Geneplus. Essa a primeira edição do projeto desenvolvido de forma integrada pelas duas instituições, que, além das avaliações genômicas da raça Nelore, reúne a avaliação genética de animais Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã.

“Esse é um evento de grande importância para o país. Estamos dando um enorme passo dentro do trabalho de melhoramento genético das raças zebuínas, e, consequentemente, da pecuária nacional”, destacou o diretor Técnico da ABCZ, Valdecir Marin, durante a abertura do evento.

Em uma apresentação compartilhada entre pesquisadores e técnicos das duas entidades, o público conheceu um pouco mais da metodologia usada para o desenvolvimento do Sumário, que considerou a avaliação genética de pouco mais de 14 milhões de animais, incluindo 12.277 genótipos da raça Nelore. O alto número já é um reflexo da parceria, que uniu o banco de dados dos dois programas. Desse total, cerca de 2.510 touros tiveram as avaliações divulgadas na edição impressa do sumário.

“Nessa versão precisamos reduzir um pouco a quantidade de avaliações publicadas, por conta do tamanho do arquivo. Então utilizamos um filtro de acurácia para selecionar os animais. Já na versão online do sumário devemos trazer os dados de aproximadamente 50 mil animais”, explica Henrique Torres Ventura, superintendente-adjunto de Melhoramento Genético.

A importância da parceria para a criação de um sumário unificado entre PMGZ e Geneplus também foi ressaltada pela Embrapa. O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luís Otávio Campos Silva, define o projeto como ‘um novo momento para as duas entidades’.

“Nós já tivemos uma parceria anteriormente que durou cerca de 30 anos. E agora voltamos com uma vontade muito maior de produzir algo ainda melhor para os criadores. Estamos disponibilizando uma ferramenta com um potencial enorme para esses pecuaristas, mas para que ela realmente seja efetiva, precisa ser usada”, destaca ele.

Genômica
Seguindo a proposta de utilização da genômica no processo de melhoramento genético das raças zebuínas, a previsão da ABCZ é de que até o fim do ano que vem a quantidade de avaliações genômicas no banco de dados do PMGZ salte dos atuais 12.277 animais para cerca de 100 mil.

“Nós já temos programado, em execução, aproximadamente 50 mil genotipagens. Elas devem ser concluídas até o final desse ano. Então, seguramente, iremos atingir esses 100 mil até o fim de 2019”, garante o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.

 

Assessoria de Imprensa - ABCZ 
Embrapa Gado de Corte 

label-contato-imprensa 
 
Telefone: +55 34 3319-3900

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269