Televendas: 0800 603 4433

Notícias

18/09/2018
Bem-estar animal é fundamental para ter 5 kg de leite a mais por dia
por: Fokko Tolsma - CRV Lagoa



O bem-estar e o ambiente são fatores mais importantes para uma vaca do que muitos produtores podem imaginar. Quando uma vaca ou uma novilha podem ingerir o alimento e ruminar em um local sem estresse, ela produzirá 5 kg a mais de leite ao dia.

Quais são os itens mais importantes para uma vaca? Na verdade, são muitos fatores. Podemos comparar uma vaca com uma pessoa, por exemplo. Uma pessoa não gosta de sol em excesso, muita chuva e também quer ter um espaço suficiente para si. Isso é o mesmo para uma vaca leiteira. Neste artigo, vamos descrever algumas regras de instalações para bovinos leiteiros.

Instalações

Proporcione espaço suficiente para a vaca. Quando os animais precisam se alimentar em uma pista de alimentação, a superlotação não é adequada. Isso custa muito leite, é melhor sempre ter um espaço extra da linha de alimentação, especialmente em casos onde as novilhas recém-paridas ficam junto aos animais mais velhos, em função da competição. Muitas vezes, observamos que esses animais só vão se alimentar quando as outras vacas deitam para ruminar.

Quando possível, é recomendado criar um grupo ou lote de novilhas separado dos outros animais, pois essa categoria ainda está em desenvolvimento e precisa crescer 50 kg a mais na primeira fase da lactação. É muito importante possuir corredores amplos na área de alimentação. Há 20 anos, o padrão era 3,30 a 3,50 metros de largura, porém hoje o ideal é ter um espaço extra para que os animais possam caminhar livremente atrás das vacas que estão se alimentando. Dessa forma, atualmente o aconselhável é uma largura de 5 metros.

Camas

Quando a vaca deita para ruminar ou descansar no box cama, é importante que essa cama possua um comprimento adequado. A vaca sempre se projeta para a frente no momento de levantar. Então um anteparo de pescoço muito baixo dificulta que ela faça este movimento natural livremente. O box precisa ter 2,5 metros de comprimento para vacas Holandesas. Não necessitamos de camas extremamente largas. Para uma vaca Holandês Frisian, por exemplo, a largura ideal é 1,25 metros, no entanto, para outras raças e tamanhos de vaca, a largura deve ser dimensionada de forma que o animal não tenha lesões nas pernas posteriores e jarrete.

Compost barn

O sistema compost barn é bastante popular no Brasil. A vantagem dessa instalação é ter bastante espaço disponível para os animais deitarem, com pelo menos 15 m2 por vaca. Isso proporciona bastante descanso e favorece a produção de leite. 

Quando 90% dos animais estão ruminando deitados após comerem na área de alimentação, esta é a maneira ideal para elas produzirem o leite. Normalmente, as vacas não ruminam em pé. Outro ponto importante é a ventilação, que deve ser adequada por toda a instalação, para que o calor criado pela compostagem seja dissipado adequadamente. Também é importante repor o material da cama com frequência, uma vez que com o tempo há uma redução natural da profundidade da cama.

Altura do barracão

A altura do barracão é importante para garantir volume/espaço em m3 suficiente aos animais. Quanto mais leite uma vaca produz, mais espaço é necessário para ela. Quando uma vaca produz 10.000 kg de leite em uma lactação, o topo do barracão deve ter pelo menos 10 metros de altura, o que proporciona uma melhor condição de ambiente do que quando comparado a barracões mais baixos.

Além disso, é importante deixar um espaço aberto no topo do telhado para que o ar quente saia facilmente. Outra opção é construir um lanternim, com pelo menos 50 cm de altura em relação ao telhado, para a proteção contra as chuvas.

Linha/espaço de alimentação

É recomendado que a superfície da linha de cocho, onde é colocado o alimento para os animais, tenha uma superfície lisa, com um piso de azulejos, por exemplo.

Quando a superfície é apenas de concreto, a acidez da silagem vai formando buracos no concreto e, com isso, o alimento vai se depositando nestes locais e ficando com odor desagradável. Como a vaca “come com o nariz”, que é 30 vezes mais sensível a odores do que o humano, a ingestão alimentar diminui em função do mal cheiro, proporcionando também um efeito negativo para a produção de leite.

Pisos de concreto

É fundamental que o concreto onde os animais caminham e sobre a área de alimentação não seja escorregadio. A cada seis anos, é necessário fazer novas linhas ou cortes no concreto para evitar que as vacas escorreguem.

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269