Televendas: 0800 603 4433

Notícias

19/10/2018
De forma inédita, CRV Lagoa divulga resultados da avaliação genômica de touros Girolando
por: CRV Lagoa

Conselheira confiável dos produtores brasileiros, a CRV Lagoa inova mais uma vez, apresentando um novo conceito de avaliação genômica de touros da raça Girolando, através do Clarifide Girolando. A Central divulga nesta sexta (19) os resultados das avaliações de 14 touros, através do lançamento de uma edição extra do Catálogo Leite Zebu 2019, sendo a primeira empresa do mercado a disponibilizar a informação de animais dessa raça.

Os touros avaliados são: Alado FIV Blitz JM Monte Alverne, Presidente FIV Bradnick Santa Luzia, Sensato FIV Terra Vermellha, Farrok FIV Córrego Branco Rio do Leite, Honorato FIV Haley Gam, Apocalipse Goli FIV WTF da Estiva, Eldorado FIV da Prata JAC, Segredo FIV Terra Vermelha, Master FIV Terrabot, Jacuba Master Benfeitor Shottle, Logan FIV Rio do Leite, Líder L. King TE RPM da Santo Antonio, Torpego Paramount SCCJ e RBC Farol Paramount FIV.

A nova ferramenta é resultado de um trabalho de cooperação entre a CRV Lagoa, Zoetis, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Embrapa, com o objetivo de elevar o nível da qualidade genética dos futuros animais da raça.

A seleção genômica busca o aumento da confiabilidade das predições das PTAs, principalmente para animais jovens. A ferramenta é utilizada para aumentar a acurácia da estimativa dos valores genéticos, reduzindo o intervalo de gerações através da identificação de animais geneticamente superiores, mesmo antes que os mesmos expressem o fenótipo de interesse, além de corrigir possíveis erros de pedigree que impactam negativamente nas estimativas.

“Com apenas uma amostra de pelo é possível gerar várias informações sobre os animais, agregando confiabilidade nas avaliações genéticas. Trata-se de uma ferramenta completa, que auxilia e acelera o melhoramento genético dos animais, facilitando decisões de manejo e seleção, sempre buscando maior lucratividade e eficiência do rebanho”, explica Lilian Jacinto, gerente de produto Leite Tropical da CRV Lagoa.

Ao examinar o DNA de um animal, consegue-se decidir se ele é ou não bom o suficiente para ser mantido no rebanho, adiantando, dessa forma, as decisões de seleção, sendo possível saber de forma acurada o valor genético de um animal com quatro ou cinco anos de antecedência.

O uso da seleção genômica no rebanho é muito simples. Os resultados dos testes genômicos são apresentados como DEP genômicas (DEPg), cujas características avaliadas são Produção Total de Leite, Intervalo entre Partos e Idade ao Primeiro Parto.

Todos os 14 touros divulgados pela CRV Lagoa apresentam avaliações genômicas para as três características e possuem sêmen disponível a pronta entrega.

Clique na imagem abaixo para conferir o Catálogo Leite Zebu 2019 Extra:

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269