Televendas: 0800 603 4433

Notícias

06/12/2018
CP CRV Lagoa divulga resultados das raças Nelore, Senepol e Santa Gertrudis
por: CRV Lagoa



A CRV Lagoa divulga os resultados das provas de 2018 do Centro de Performance. Mais de 500 animais das raças Nelore, Senepol e Santa Gertrudis foram avaliados nas características de ganho de peso, conformação, precocidade de terminação, musculatura, umbigo, temperamento, tipo, AOL (área de olho de lombo), espessura de gordura subcutânea, marmoreio e eficiência alimentar.

Confira os resultados:

Nelore

Na raça Nelore, 34 animais foram avaliados, com destaque para Dodge de CV e Pyatã da Di Genio, primeiro e terceiro colocados, respectivamente. Ambos foram contratados para a bateria da raça na CRV Lagoa.

Dodge de CV (Nelore Mocho), chamou atenção pelo ganho médio diário (GMD), com 1,657 kg; índice CP de 13,9516; marmoreio de 2,07%; e peso final de 510 kg. É filho de Zum de CV, da bateria da CRV Lagoa, que é PO/CEIP pelo PAINT, com Tebaida de CV (Backup).



Dodge de CV foi o campeão do CP da raça Nelore

Já Pyatã da Di Genio teve excelente resultado no peso médio diário (GMD), com 1,784 kg, chegando a 542 kg no final da prova. Seu índice CP foi de 10,4819. O touro é filho de Golden da Di Genio com Marea da Di Genio (Fricks SJ Cocal).

Segundo Caio Tristão, gerente de produto Corte Zebu, a metodologia de seleção do CP CRV Lagoa avalia ganho de peso e qualidade de carcaça, utilizando ultrassonografia e GrowSafe para mensurar o CAR (Consumo Alimentar Residual).

“No final da edição de 2018, nos sentimos realizados com a escolha destes dois animais que, além de se destacarem em todas as características mensuradas, primam pelo equilíbrio de carcaça e toda a sua funcionalidade, no que toca a aparelho locomotor, aparelho reprodutivo e qualidade de carcaça”, ressalta.

Senepol

Da raça Senepol, foram avaliados 446 animais, sendo 332 machos e 114 fêmeas. Os destaques foram MATA646 FIV Capitão, do Senepol da Mata, primeiro colocado, e Ipirá Soledade FIV, da Senepol Soledade, na segunda colocação, ambos contratados pela CRV Lagoa.

Cristiano Leal, gerente de produto Corte Europeu, explica que MATA646 teve um dos maiores índices CP da história, com 17,2 pontos. É positivo para todas as características de importância econômica, em especial peso, GMD e, principalmente, conformação frigorífica, pois o mercado de carne busca animais com carcaças maiores.



MATA646 teve um dos maiores índices CP da história, com 17,2 pontos

O reprodutor é filho de El Jimador da Mata com Tropicana 277 da G63 (Nocona). “É interessante notar que El Jimador foi o grande campeão do CP CRV Lagoa 2014, com destaque para todas as características de desempenho e, em especial peso final, GMD, CE e AOL. O resultado do CP de 2018 prova que MATA646 herdou as mesmas características do pai”, ressalta Cristiano, lembrando que El Jimador tem sêmen disponível na CRV Lagoa.

Já Ipirá Soledade FIV é filho de CH Profit 10J com Sue Soledade (CN5480 Hercules). O reprodutor é extremamente equilibrado, pois reúne características de desempenho como peso, GMD e AOL. “Ele possui CPM adequado, com conformação, precocidade e musculatura acima da média, além de ser CAR negativo”, completa o gerente.

Santa Gertrudis

Na raça Santa Gertrudis, o campeão foi Fogo da Mangabeira FIV, filho de Justus da Taquari (com sêmen disponível na CRV Lagoa) e Iris da CL (Pontal 2). O lote com 46 animais estava muito equilibrado, o que demonstra que os criadores escolheram os melhores para a prova do CP.

Segundo Cristiano Leal, Fogo da Mangabeira FIV expressa características para uma pecuária eficiente. “O animal, que é mocho, se destaca pelo excelente desempenho em ganho de peso, peso, avaliações de ultrassonografia, AOL, espessura de gordura subcutânea e CAR negativo, com quase 900 gramas”, explica.

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269