Televendas: 0800 603 4433

Notícias

20/12/2018
Incluindo o líder, quatro touros da CRV Lagoa estão entre os 10 melhores do Nelore em 2018
por: CRV Lagoa

Em matéria publicada recentemente, o site Compre Rural apresentou os 10 melhores touros Nelore de 2018, considerando o volume de notícias que foram geradas sobre eles durante o ano. Nada menos que 40% desses animais são integrantes da bateria da CRV Lagoa, incluindo o líder.

A publicação leva em conta os progressos feitos em relação ao melhoramento genético bovino (MGA), principalmente relacionados à genômica, tecnologia que está cada vez mais próxima do pecuarista e trará enormes melhorias à atividade. O site avaliou os dados estatísticos informados pelo Google sobre o assunto e listou os animais que mais se destacaram durante o ano, muitos deles que figuram no topo de sumários da raça.

O primeiro da lista é Landau da Di Gênio. Com apenas cinco anos, o reprodutor é considerado um fenômeno, com mais de 22 mil filhos. São mais de 8.000 com RGN (Registro Geral de Nascimento) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e um total de 14.815 filhos comunicados.

Filho de Brado da Santa Marina em vaca Fajardo crioula da Di Genio, Landau teve sua cota de 50% arrematado por mais de R$ 1 milhão durante a ExpoZebu 2018, sendo contratado pela CRV Lagoa logo depois do leilão.

Para o gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa, Caio Tristão, Landau é um reprodutor completo. “Trata-se do touro raçador da atualidade, já sendo usado em rebanhos de seleção e em rebanhos comerciais, pelo perfil de prova completo e genealogia que se encaixa nas linhagens já existentes na maioria dos rebanhos”, destaca.


Landau teve sua cota de 50% arrematado por mais de R$ 1 milhão durante a ExpoZebu 2018

Outro ícone na raça Nelore em precocidade de acabamento, carcaça volumosa e profundidade de costelas, além da sua expressiva fertilidade, é o reprodutor 1713 da Laçada. É Top 2% para IQG no Sumário Geneplus 2018, com ótimas avaliações para conformação frigorífica e qualidade de carcaça.

Segundo Caio, o touro sempre impressionou pelo volume de musculatura e pela enorme capacidade de aumentar a profundidade de costelas de seus produtos, somando-se, ainda, o fato de ter genealogia muito interessante, e provas, independente do sumário, muito boas. “Touro já morto que ainda contribui muito com a pecuária nacional, de genealogia aberta e líder para qualidade de carcaça”, ressalta.


Já morto, touro 1713 da Laçada ainda contribui muito com a pecuária nacional

Mais um dos destaques do ranking da publicação é Lítio AJ, tricampeão do Sumário Aliança e primeiro touro CEIP a receber o prêmio Palheta de Ouro da CRV Lagoa. O animal já produziu mais de 261 mil doses de sêmen e está no grupo seleto de grandes raçadores que ultrapassaram essa marca. “O Lítio AJ é um touro CEIP consagrado por sua avaliação genética muito superior e por excepcionais resultados de produção. Amplamente utilizado nos rebanhos comerciais e nos de melhoramento, é pai de muitos novos touros”, explica Tristão.


Lítio AJ foi o primeiro touro CEIP a receber o prêmio Palheta de Ouro da CRV Lagoa

O quarto animal da bateria CRV Lagoa na lista do Compre Rural é REM Altoastral, que se destaca pelos bons resultados: MGTe na ANCP de 22.97%, sendo Top 0,1% para 6 características com filhos avaliados ao sobreano; Top 0,5% para MGTe na ANCP/18, líder para DP210 e destaque para habilidade maternal, peso e perímetro escrotal; e Top 0,1% no PMGZ 2017, com destaque para características de crescimento, total materno e reprodutivo, imprimindo muito desempenho, associado a maternal, com muita homogeneidade em seus produtos.

“REM Altoastral é um touro crioulo da Genética Aditiva, que combina os benefícios da seleção do IZ e da Mundo Novo, destacando-se para características maternais, ganhos de peso e qualidade de carcaça. Muito usado em rebanhos comerciais para a reposição de matrizes de qualidade, como nos rebanhos de seleção”, conclui Caio Tristão.


REM Altoastral combina os benefícios da seleção do IZ e da Mundo Novo

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269