Televendas: 0800 603 4433

Notícias

28/06/2019
PIB-Agro/CEPEA: PIB do agronegócio cresce em março, mas acumula queda no 1º tri
por: CEPEA - ESALQ/USP

O PIB do Agronegócio brasileiro, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), apresentou alta de 0,10% em março de 2019, mas acumula queda de 0,11% no primeiro trimestre. Segundo pesquisadores do Cepea, enquanto o ramo agrícola registra baixas de 0,05% em março e de 0,16% no primeiro trimestre, o pecuário apresenta altas mensal (0,52%) e anual (0,04%).

 

INSUMOS – O segmento de insumos agrícolas seguiu impulsionado pelas indústrias de fertilizantes e de defensivos. De acordo com pesquisadores do Cepea, no primeiro caso, os maiores preços no primeiro trimestre de 2019 favoreceram o faturamento esperado para o ano e, no segundo, a produção esperada significativamente maior influenciou o resultado. No caso dos insumos pecuários, o aumento do PIB refletiu principalmente o comportamento da indústria de rações.

 

PRIMÁRIO – Ainda se verifica pressão relacionada ao crescimento dos custos de produção no segmento primário, o que tem resultado em variação negativa do PIB para o segmento, apesar das elevações verificadas em valor de produção. Porém, pesquisadores do Cepea indicam que tanto no primário agrícola quanto no pecuário tem se verificado, mês a mês, elevação média de preços e de quantidade produzida.

 

AGROINDÚSTRIA – Na agroindústria de base agrícola, a menor produção esperada para o ano pressionou os resultados. Já no caso da indústria de base pecuária, a renda do segmento esperada para o ano tem sido pressionada pelo aumento nos custos de produção, embora os preços e a quantidade produzida dos produtos pecuários industriais tenham, em média, se elevado no acumulado.

 

SERVIÇOS – Verifica-se baixa no acumulado do trimestre. Porém, no resultado de março, já se observa alta. Indicadores de mercado vêm mostrando crescimento de vendas do grupo de produtos alimentícios e bebidas. Além disso, as exportações do agronegócio relativamente ao mesmo período do ano passado estão em alta, aspectos que devem impactar em uma reação – que deve ser verificada no segmento nos relatórios para os próximos meses.

 

Clique aqui e confira o relatório completo!

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o PIB brasileiro aqui e por meio da Comunicação Cepea, com o prof. Geraldo Barros e os pesquisadores Nicole Rennó e Leandro Gilio: (19) 3429-8836 / 8837 e cepea@usp.br.

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269