Televendas: 0800 603 4433

Artigos

18/10/2019
Por que realizar uma estação de monta com a IATF?
por: Gepec

O objetivo principal da estação de monta é aumentar a eficiência reprodutiva. O segredo desta condição está na palavra “Sincronismo”.

O que a estação de monta pretende é sincronizar o período de maior requerimento nutricional das vacas, que é o período de lactação, com a época do ano de maior disponibilidade de forragens, ou seja, a época das chuvas. Com isto pode-se conseguir melhores índices reprodutivos, pois é na fase de lactação que deve haver fornecimento de nutrientes de forma suficiente para outra atividade, a reprodutiva.

 

Por que realizar uma estação de monta com a IATF?   Por que realizar uma estação de monta com a IATF?
     
Por que realizar uma estação de monta com a IATF?   Por que realizar uma estação de monta com a IATF?

 Fotos: Banco de imagens Gepec

 

As principais vantagens da utilização desta forma de manejo são:

– Possibilidade de adequar o período dos nascimentos para privilegiar a fertilidade futura das fêmeas (principal vantagem).
– Aumentar a pressão de seleção sobre as fêmeas. Aquelas com problemas de precocidade e fertilidade têm menores chances de se manter no plantel. Os animais que não ficam gestantes no prazo definido devem ser eliminados.
– Possibilita melhor seleção por se trabalhar com lotes mais homogêneos, expostos à mesma situação ambiental, numa mesma condição produtiva e/ou reprodutiva.
– Concentra as atividades de manejo num período definido de tempo, e pode-se com isto melhor utilizar a mão-de-obra da propriedade, de acordo com o período em questão.

A Gepec auxilia o produtor rural e o médico veterinário neste processo. Fornecemos hormônios de vários laboratórios para a sincronização das matrizes e sêmen de excelentes touros de várias raças para a inseminação artificial.

 

Nosso foco é o resultado!

Conte conosco para incrementar seu índice!

 

Bibliografia consultada
CHAGAS, W.N.; NOGUEIRA, L.A.G.; BENEVIDES FILHO, I.M. Avaliação histológica da involução uterina em vacas da raça Nelore. Revista Brasileira de Reprodução Animal, v.22, n.3, p.164-168, 1998.
COSTA, D.S.,TORRES, C.A.A., FERNADES, C.A.C., JUNQUEIRA, L.A.C., ALMEIDA, C.D., ALVIM, S.C. Sincronização da onda folicular com buserelina previa a indução da luteólise com cloprostenol em bovinos. Revista Brasileira de Zootecnia. v.28, n.6 p. 1226-1230, 1999.
FERNANDES, C.A.C.; FERREIRA A.M., FIGUEIREDO, A.C.S. Sincronização de Estro em Bovinos de Acordo com a Fase do Ciclo Estral. Brazilian Jounal of Veterinary Science. Niteroi, RJ, v.4, n.3, 107-109, 1997.
FERNANDES, C.A.C., VIEIRA, M.R.; VALLE, M.A.G.; Efeito do cloprostenol sódico no pós-parto de vacas leiteiras sobre a incidência de infecções uterina e fertilidade futura. A Hora Veterinária, v.127, p.41-45, 2002.
FERNANDES, C.A.C., VIANA, J.H.M., FERREIRA, A. M.; Efeito do cloprostenol sódico no pós-parto de vacas leiteiras e retorno á atividade reprodutiva. A Hora Veterinária, v.126, p.13-17, 2002.

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269