Televendas: 0800 603 4433

Artigos

27/12/2019
[MILK BAR] Pesquisa aponta que o tipo do bico influencia na absorção de lactose, presença de mamada cruzada e ganho de peso!
por: Milk Bar

Acreditamos que a forma como você alimenta seus animais é tão importante quanto com o que você os alimenta. Você poderia ter o sucedâneo mais surpreendente do mercado, mas se o mesmo for fornecido ao bezerro de uma maneira não natural o bezerro não poderá realmente tirar proveito de todos os seus nutrientes. Nós também sabíamos que, embora haja muita informação sobre nutrição, há pouco sobre o processo de digestão.

Assim, em 2014, contratamos uma equipe de pesquisa independente para estudar os efeitos da alimentação controlada comparada com a alimentação rápida em bezerros jovens. Este foi um projeto de pesquisa empolgante, pois foi o pioneiro nesse assunto.

A equipe do projeto trabalhou com 60 bezerros da mesma fazenda e abrigou-os em grupos de dez.

Três grupos foram alimentados com os Bicos Milk Bar de fluxo controlado e os outros três grupos foram alimentados com bicos de fluxo rápido com uma válvula interna conhecida e geralmente usada pelos produtores.

Os resultados foram tão expressivos que fomos adiante e levamos a pesquisa para ser revisada por uma banca e agora se encontra publicada no Jornal de Nutição Animal Aplicada (Journal of Applied Animal Nutrition) em 2014.

Para visualizar o trabalho de pesquisa completo, clique aqui.

 

Descobertas da Pesquisa

Os bezerros alimentados com os Bicos Milk Bar têm uma melhor absorção de lactose!

Observação

A análise de digestibilidade mostrou diferenças significativas na coagulação do leite e na absorção da lactose em bezerros de 14 dias de idade. Os bezerros alimentados com Bicos Milk Bar apresentaram muito pouca presença de lactose no intestino (pois houve uma absorção maior pelo abomaso), já os bezerros alimentados rapidamente com bicos de fluxo rápido com válvula apresentaram níveis bastante altos de lactose presentes.

Resultados

A lactose é um açúcar e a fonte de energia ideal para a multiplicação das bactérias. Os bezerros alimentados com bicos de fluxo rápido com a válvula interna apresentam níveis elevados de lactose presentes no intestino e apresentam maior risco de desenvolver diarreia.

 

Milk Bar digestion curding    

Bezerros Milk Bar

Coagulação saudável, espessa e uniforme no bezerro com alimentação controlada com o Bico Milk Bar.

Apenas 3mg/g de lactose permaneceram duas horas após a alimentação.

Menos lactose (açúcar) no intestino oferece menos alimento aos agentes patogênicos, assim reduz a incidência de diarreias nutricionais!

 

Bezerros alimentados rapidamente

Esses bezerros foram alimentados com bicos de fluxo rápido. Não houve uma coagulação uniforme, em vez disso apresentaram pedaços duros de leite coagulado flutuando em um líquido aquoso. A presença de lactose foi significativamente maior (12 mg/g) no abomaso.
Estes bezerros apresentaram concentrações muito maiores de lactose no intestino e nas fezes.
Níveis elevados de lactose no intestino proporcionam alimento aos agentes patogênicos, permitindo que se multipliquem rapidamente. Esta pode ser uma das principais causas da diarreia nutricional em bezerros.

   
 

Descobertas da Pesquisa

Os bezerros alimentados com Bicos Milk Bar não fizeram mamada cruzada!

 

Observação

Foi notório para a equipe de pesquisa que os bezerros alimentados com bicos de fluxo rápido se encontraram “hiperativos imediatamente após a alimentação e eram mais propensos a se engajar em sucção não nutritiva das partes do corpo de seus companheiros". Em palavras menos científicas, eles realizaram mamada cruzada vigorosamente após se alimentarem, enquanto que os bezerros alimentados com os bicos Milk Bar não realizaram mamada cruzada e estavam satisfeitos e calmos após a alimentação.

Resultados

O problema com a mamada cruzada é que ela danifica o desenvolvimento do teto e do úbere. O úbere é a parte mais importante de uma vaca produtiva e danos iniciais podem ter efeitos duradouros que podem afetar o futuro produtivo das vacas.

Em 1942, Shalm escreveu: "A mamada cruzada de bezerros pode afetar o desenvolvimento inicial do úbere. Isto, em conjunto com a transmissão de patógenos, pode levar a casos de mastite em novilhas".

 

 

 


 

Bezerros Milk Bar

Esses bezerros foram alimentados com os Bicos Milk Bar. Os bezerros ficam calmos e satisfeitos após se alimentarem. Sem danos devido à mamada cruzada, o tampão de queratina do teto está inalterado e protegendo o canal do teto de infecções

 
  Bezerros alimentados rapidamente

Estes bezerros foram alimentados com bicos de fluxo rápido. Eles fizeram mamada cruzada de forma acentuada após a alimentação o que causou danos consideráveis aos tetos em desenvolvimento. O mais preocupante é a remoção do tampão de queratina o que deixa os bezerros sujeitos a infecções.

 

Descobertas da Pesquisa

Os bezerros alimentados com Bicos Milk Bar tiveram um maior ganho de peso em 42 dias!

 

Observação

Os bezerros que foram alimentados pelos Bicos Milk Bar tiveram um aumento de peso maior em 42 dias. 

Conclusão

Maiores ganhos de peso podem levar a um desmame precoce e redução de custos. Bezerras mais pesadas, produtores mais felizes!

 

A SOLUÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE BEZERROS VOCÊ ENCONTRA AQUI NA GEPEC!

Entre em contato conosco e compre os alimentadores e os bicos da Milk Bar!

Faça seu pedido conosco!

 

Fonte das fotos e conteúdo: Milk Bar

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269