Televendas: 0800 603 4433

News

30/03/2017
Hora de secar suas vacas. Você está fazendo a coisa certa?
por: Ceva

Depois de produzir leite por um período de lactação inteiro, suas vacas estão se aproximando da etapa crítica de secagem. A demanda para a produção de leite foi alta e continuará sendo alta no momento da secagem, coincidindo com o momento que o bezerro está crescendo exponencialmente em seu ventre. É muito importante garantir que nutrição e conforto sejam adequados e que o estresse seja mínimo para prevenir desafios metabólicos que possam comprometer a saúde da vaca gestante. 

A introdução de um facilitador de secagem, Velactis® traz a oportunidade de facilitar esse momento crítico reduzindo a produção de leite com uma simples injeção e secando a vaca abruptamente. 

Com o uso do facilitador de secagem Velactis® você não tem que tomar nenhuma outra medida para reduzir a produção de leite de suas vacas antes ou depois da secagem.

Velactis® deve ser administrado dentro de 4 horas após a última ordenha, no dia da secagem.

Velactis® proporciona a adoção de um procedimento fácil de secagem que simplifica o manejo, aumenta seu lucro, melhora o bem-estar da vaca e a saúde do úbere.

O Processo de Secagem - Passo a Passo

Passo 1 - Três semanas antes da secagem

Lembre-se que as vacas a serem submetidas ao processo de secagem se encontram gestantes Portanto, temos que garantir apropriado aporte de nutrientes para suportar a produção de leite, o desenvolvimento fetal e minimizar o risco de problemas metabólicos. Sim! Na secagem podem ocorrer problemas metabólicos transitórios, porque muitas mudanças podem ocorrer: nutrição, instalações, mudanças de lote, expectativa de ser ordenhada, e são esses problemas que queremos evitar.

- Mantenha o animal na dieta usual de lactação, de acordo com o nível de produção da vaca, se certificando que as exigências de proteína, energia, cálcio, magnésio e vitaminas sejam atendidas. Lembre-se, neste momento queremos manter a produção da vaca e não mais reduzir sua produção. Velactis® irá facilitar a secagem segura de seu animal. (Fale com seu nutricionista que você está utilizando Velactis®)

- Continue fornecendo a quantidade de alimento necessário por animal, para que o consumo das vacas não seja comprometido.

- Mantenha o animal no mesmo lote até a última ordenha. Trocar as vacas pré secagem de lote induz certo grau de estresse que pode comprometer o suprimento de nutrientes para o feto e comprometer a função imune.

- Mantenha a mesma frequência e rotina de ordenha até a última ordenha no dia da secagem. Não reduza o número de ordenhas. Mantenha livre acesso à água para todas as vacas durante todo o tempo.

- Certifique-se que as vacas sejam resfriadas adequadamente, principalmente se a secagem coincidir com o período de estresse térmico.

Passo 2 - O momento da secagem

- Não atrase o processo de secagem estendendo a lactação. Se a vaca passou pela última ordenha e recebeu Velactis® ela não deve mais ser ordenhada.

- Não tente reduzir a produção de leite com qualquer tipo de manejo, estresse ou restrições alimentares, isso pode comprometer a fisiologia da vaca. Ao invés disso use Velactis® para facilitar o processo.

- Utilize o método de secagem abrupta. Não troque a nutrição, as instalações ou lotes de vacas e nem a frequência de ordenhas antes da secagem! Certifique-se que os animais tenham acesso ao alimento e à água durante todo o período, antes e depois da última ordenha.

- Não isole vacas na secagem por mais de uma hora. Isso causa estresse, prejudica a nutrição do feto e o sistema imune da vaca.

- A aplicação de Velactis deve ser feita em no máximo 4 horas após a última ordenha em dose única de 5 mL via intramuscular.

- Embora previna novas infecções intramamárias, Velactis® não é antibiótico. Utilize normalmente o programa de controle de mastite conforme orientação do seu veterinário.

Passo 3 - Após a secagem

- Agora sim, mova os animais para o lote de vacas secas e certifique-se que as vacas tenham acesso à nova dieta de vacas secas imediatamente após a mudança de lote.

- Certifique-se que as vacas secas tenham as exigências de proteína, energia, cálcio, magnésio e vitaminas atendidas adequadamente. Fale com seu nutricionista. 

- Certifique-se que as vacas secas tenham livre acesso à água todo o tempo.

- Evite super lotação e disponibilize camas secas e limpas para permitir que as vacas secas descansem confortavelmente.

Velactis® proporciona a você

- Um procedimento simples que facilita o manejo de secagem.
- Uma ótima ferramenta para reduzir os riscos do vazamento de leite na secagem e o risco de novas infecções intramamárias durante o período seco.
- Uma melhoria no bem-estar de suas vacas nos dias subsequentes à secagem.

Lembre-se que toda vez que que você faz a secagem de suas vacas você inicia a preparação para a próxima lactação!

 

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269