Televendas: 0800 603 4433

Artigos

07/04/2017
Artigo: Efeitos da perda da condição corporal na fertilidade
por: Fokko Tolsma - Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV

O escore de condição corporal é muito importante para indicar o bem-estar da vaca ao longo de sua vida produtiva. Uma pontuação de condição muito alta durante o período seco (e para as novilhas alguns meses antes do parto) pode causar problemas metabólicos. A pontuação da condição ideal deve estar entre 2,5 e 3,5 durante toda a lactação, sendo que apenas 1 ponto indica que a fêmea está muito magra e pontuação 5 significa que está muito gorda. A pontuação ideal para uma vaca em lactação é 3. 

Veja na figura abaixo a Pontuação de Condição Corporal (PCC):

Figura: A pontuação da condição corporal de vacas em lactação



Perda de condição após o parto

Todas as vacas perderão peso e condição corporal quando começarem a produzir leite após o parto. Durante o período seco a vaca pode armazenar reservas, mas, depois de parir, ela vai mobilizar essas reservas para sua produção de leite, que requer mais nutrientes do que ela ingere. Portanto, a vaca está perdendo condição, o que resulta em um balanço energético negativo. É essencial manter este balanço energético negativo no mínimo.

Perdas de fertilidade

Pesquisas mostram que as vacas que perdem mais de 1 ponto na pontuação de condição corporal terão seu primeiro cio 14 dias mais tarde do que as vacas que perdem apenas 0,5 ponto na pontuação de condição corporal. A taxa de concepção após a primeira inseminação para vacas que perdem 1 ponto ou mais de condição corporal é de apenas 17%, enquanto para as vacas que perdem somente 0,5 ponto a taxa de concepção é de cerca de 65%. As diferenças na taxa de prenhez após a primeira inseminação são enormes. As vacas com um balanço energético negativo mais elevado também mostrarão intervalos de cio irregulares.

Os efeitos da perda da condição corporal na fertilidade são:

Vacas com baixa perda de condição corporal:

Limpeza do útero (11 - 14 dias), 1ª ovulação (28 - 30 dias). Esta vaca pode ser inseminada em 49-50 dias. A taxa de prenhez após a primeira inseminação será de cerca de 65%.

Vacas com alta perda de condição corporal:

Limpeza do útero (11-14 dias), 1ª ovulação muito mais tarde (42 - 50 dias), 1º cio entre 64 -70 dias. A taxa de prenhez após a primeira inseminação será de apenas 17%.

Ciclo estral de 20 - 21 dias é muito importante. Muitos criadores começam a inseminar as vacas se elas mostram cio. Mas é importante saber se a vaca tem um ciclo estral regular. Se este ciclo for de 20 a 21 diaspodemos inseminá-la. Se este ciclo for irregular, não insemine. Muitas vezes as vacas de alta produção ainda não estão em equilíbrio. Os melhores critérios para inseminação são:

- A vaca precisa estar em equilíbrio com um score de condição corporal entre 2,8 a 3,0

- A vaca precisa mostrar um ciclo estral. Primeiro cio (ovulação) não significa um ciclo estral completo.


Vacas com uma boa condição corporal


Esta vaca está muito gorda

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269