Reprodução é coisa séria!

reproducao-e-aqui-03.jpg

A reprodução se encaixa como uma das principais ferramentas para o processo evolutivo dos rebanhos dentro do sistema de produção animal e deve ser encarado com seriedade e muito critério.

É a partir dela que acasalamos os animais para características desejaveis, e, que também descartamos os animais que não apresentam padrão condizente com o estabelecido. Sendo assim, a reproduçao é um importante aliado que o produtor tem para continuar produzindo com qualidade.

O acasalamento direcionado, feito por técnicos gabaritados, permite que as fêmeas de cada projeto (sistema de produção) sejam avaliadas e classificadas e então touros específicos sejam escolhidos afim de corrigir algo necessário ou até mesmo explorar o que as fêmeas possuem de melhor, promovendo assim, o tão esperado o melhoramento genético.

É de extrema importância que os técnicos estejam alinhados com os produtores e estejam atualizados com o mercado para disponibilizar animais com genética e capacidade de resposta, que são principalmente produção de leite e ganho de peso para produção de carne.

Para que a reprodução atinja números satisfatórios e rentáveis não se pode deixar de lado a sanidade e nutrição da fazenda, fato que explica por que a estação de monta é estabelecida no período chuvoso onde temos maior oferta de forragem para os animais.

Pensando em caráter sanitário, vacinas contra doenças reprodutivas e controle de endo e ectoparasitas faz-se necessário para que a resposta dos animais frente aos desafios seja positiva. Como ferramenta adequamos um calendário anual de vacinação e vermifugação.

A partir de uma fazenda com boas práticas de manejo, rebanho de qualidade, nutrição e sanidade ajustados conseguimos estabelecer padrões desejáveis e números a serem alcançados no fim de cada processo.

Ferramentas como Inseminação Artificial, Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), Transferência de Embriões em Tempo Fixo (TETF) são as mais utilizadas atualmente.

Touros de alto padrão genético, testados e avaliados em teste de desempenho, sendo avaliados a partir de testes realizados com a progênie, marcadores moleculares, garantem maior exatidão nas tomadas de decisões.

Com o avanço das biotecnologias, empresas denominadas Centrais, especializadas em coletar sêmen de touros e disponibilizar no mercado, estão contratando os futuros reprodutores ainda quando bezerros o que mostra a necessidade e a preocupação em oferecer para o mercado o que se tem de novo e o que se tem de melhor geneticamente.

Com relação as fêmeas, a técnica de aspiração folicular, permite que os animais de maior relevância no rebanho sejam replicados e multiplicados com maior velocidade através da Transferência de embrião. Animais com baixo valor genético que antes eram descartados com menores preços, hoje podem ser utilizados como receptoras (barrigas de aluguel) trazendo uma realidade antes pouco praticada.

É a reprodução e as biotecnologias aproximando o melhoramento genético e trazendo uma realidade de avanço em um curto espaço de tempo, diminuindo o intervalo médio entre gerações e aumentando o progresso genético.

 

Quer saber mais sobre esse assunto fascinante? Entre em contato conosco através de algum dos nossos canais.

 

 

 

24/01/2022

Newsletter