Qualidade do Leite e Controle da Mastite

O programa de consultoria em qualidade do leite da empresa GEPEC visa garantir o controle da mastite, estabelecendo processos em prol da redução da Contagem de Células Somáticas (CCS), como também da Contagem Padrão em Placas (CPP), antiga CBT do leite.

Para isso, a equipe conta com profissionais capacitados que proporcionarão às propriedades leiteiras atendidas a adequação dos principais pontos de controle da mastite em suas rotinas diárias.

Adequação às IN 76 E 77 do MAPA

As instruções normativas 76 e 77 do MAPA, atualizadas em 2019, estabeleceram metas a fim de melhorar a qualidade do leite fornecida aos laticínios, proporcionando benefícios para o produtor e consumidor.

Dentre as principais normas colocadas em vigor, estão os ajustes nos limites de CCS e CPP do tanque:

  • CCS <500.000 cél./ml;
  • CPP <300.000 UFC/ml;

Ambos os valores são correspondentes à média geométrica dos últimos 3 meses, que quando não adequada, o produtor poderá ter a coleta de leite suspensa.

A metodologia de trabalho da equipe será baseada nos principais pontos de controle da mastite, praticados em diversas fazendas, nas quais proporcionam resultados satisfatórios na melhoria da qualidade do leite e controle da mastite:

ROTINA DE ORDENHA

Acompanhamento da rotina de ordenha e adequação dos pontos de melhoria pela avaliação do checklist, elaboração de relatórios de visita e planos de ação, buscando práticas de controle da CCS e CPP relacionadas à rotina de ordenha.

LIMPEZA DO EQUIPAMENTO DE ORDENHA

Acompanhamento do processo de limpeza do equipamento de ordenha e adequação dos principais pontos que influenciam diretamente na CCS e CPP de tanque, como a concentração, tempo e temperatura dos produtos utilizados.
Também será elaborado um calendário preventivo de manutenção do equipamento de ordenha.

ATENÇÃO AOS ANIMAIS INFECTADOS

Tomada de medidas relacionadas aos animais acometidos com mastite subclínica, que influenciam diretamente na CCS e CPP do rebanho, com maior atenção aos animais cronicamente infectados, que podem ser portadores de patógenos contagiosos.

Direcionar a cultura microbiológica desses animais em laboratório, a fim de auxiliar na tomada de decisões quanto ao tratamento.
Acompanhamento dos casos de mastite clínica e estabelecer os tratamentos para cada situação.

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E PLANOS DE AÇÃO

Elaboração de relatórios para um melhor diagnóstico de situação da mastite subclínica e clínica na propriedade, visando melhoria quanto à tomada de decisões.

Elaboração de planos de ação após cada visita, destacando os principais pontos a serem trabalhados para a redução da CCS e CPP de cada propriedade.

Newsletter