[CEPEA - ESALQ/USP] Confira o relatório de Custos de Produção de Leite do mês de setembro/2024

leite.jpg

Eficiência Produtiva e Lucratividade: Como os Índices de Produção Afetam a Margem Líquida

A cadeia produtiva do leite no Brasil é um dos pilares do setor agropecuário, sendo responsável por movimentar a economia em diversas regiões do País. Segundo dados do IBGE, em 2023 a produção nacional alcançou 35,37 bilhões de litros de leite, com presença em todos os estados brasileiros. A amplitude geográfica reflete a adaptação dos sistemas de produção frente às diferentes realidades climáticas e econômicas observadas no País.

A eficiência produtiva nas fazendas de leite é agente determinante para sua sustentabilidade econômica. A capacidade de aumento de produção com a utilização dos mesmos recursos depende da interação sinérgica de um conjunto de fatores. O emprego de inovações deve ser realizado de maneira coerente e planejada, para que de fato contribuam no aumento da eficiência e não apenas impactem no aumento dos custos de produção, sem o retorno de resultados concretos.

A análise de índices zootécnicos nas fazendas de leite é fundamental para a compreensão da rentabilidade da atividade, dada a influência direta que exercem na margem líquida do produtor. De forma a verificar a correlação entre os diferentes índices zootécnicos amostrados, como a produção diária por vaca, o número de vacas em lactação por hectare e a quantidade de leite produzida por unidade de área, e a margem líquida, analisou-se os dados de levantamentos realizados dentro do Projeto Campo Futuro, uma parceria entre o sistema CNA/Senar e o Cepea, das propriedades amostradas no último ciclo de levantamentos, entre 2021 e 2023, e seus resultados financeiros em agosto/24.

Visualize a análise completo do CEPEA clicando aqui

 

Fonte: CEPEA - ESALQ/USP - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada 

24/10/2024

Newsletter