A primeira semana de janeiro de 2024 deve ser marcada por chuvas fortes em todo o Brasil, com destaque para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
De acordo com o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar a partir do dia 2 de janeiro, trazendo chuvas para todas as regiões do país.
Na região Centro-Oeste, as chuvas devem ser mais intensas em Mato Grosso e Goiás, com volumes de até 200 milímetros em cinco dias.
Em Mato Grosso do Sul, as chuvas devem se concentrar no sudoeste e no extremo norte do estado, com volumes de até 100 milímetros.
Na região Nordeste, as chuvas devem ser mais intensas na Bahia, centro-sul do Maranhão e centro-sul do Piauí. Espera-se volumes de até 120 milímetros em cinco dias.
Na região Norte, as chuvas devem ser mais intensas no Tocantins e centro-sul do Pará, com volumes de até 150 milímetros em cinco dias. Em Rondônia, os volumes devem ser de até 60 milímetros.
Fique atento à previsão do tempo para a sua região e tome as medidas necessárias para se proteger das chuvas.
O que é Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS)?
- A ZCAS é um fenômeno meteorológico que ocorre quando a umidade do ar do oceano Atlântico converge com a umidade do ar da Amazônia.
- As chuvas provocadas pela ZCAS são importantes para o abastecimento de água, a recuperação das pastagens e o desenvolvimento das lavouras.
Fonte: Envato
Fonte: Canal Rural