Gestão da propriedade leiteira: sem diagnóstico certo, o problema não vai embora!

gir-leiteiro-divulgacao-gepec.jpg

Quantas vezes na rotina da fazenda de leite, os mesmos problemas aparecem repetidas vezes e a impressão é de que nunca irá acabar? Ou que a fazenda sempre vai ser assim e não tem o que fazer? 

Hoje quero tratar com vocês de uma ferramenta simples, mas extremamente importante na gestão de fazendas, que pode nos tirar do meio do problema e nos trazer para a solução. 

E tenho certeza de que você vai entender a lógica dessa metodologia, mas, para que realmente tenha resultado em sua atividade, será necessário mais do que o conhecimento teórico, será necessário exercitar, pois só assim, você compreenderá o que está acontecendo na realidade de sua atividade.  

Vale lembrar que toda gestão eficiente de uma fazenda de leite requer uma visão sistemática para identificar problemas, analisar suas causas e implementar ações corretivas. E, é nesse contexto, que temos o método de avaliação dos fatos, causas e ação conhecido resumidamente por método FCA. 

E o que exatamente é o método FCA?

É uma análise da fazenda que você gestor precisa fazer, que consiste em identificar os desafios enfrentados na operação do dia a dia de forma pontual, com objetivo de levar o produtor ou gestor a realmente entender a causa que levou ao problema e qual ação será tomada de forma definitiva. Ou ainda, para estabelecer padrões de procedimentos ou tratamentos para determinada situação que tende a ser cíclica. 

Esse método tem por base, três pilares principais:

  1. Fatos: identificar e registrar os fatos de forma objetiva e precisa. Isso inclui dados sobre produção, sanidade, nutrição, reprodução, manejos e outros indicadores de desempenho da fazenda.

  2. Causas: deve-se analisar as razões que levam aos problemas observados, desde que sejam anotados e que se conheça como funciona a atividade dentro de cada sistema. Essa etapa exige uma investigação detalhada, pode levar certo tempo e deve-se evitar suposições. Por isso, diálogo com a equipe, anotação das atividades diárias e controle dos recursos utilizados, já nos permite iniciar esse procedimento.

  3. Ação: Aqui vem uma parte chave para o resultado acontecer. Pois deve-se planejar e executar medidas para resolver os problemas identificados de forma a compreender sua recorrência, como por exemplo em casos de mastite clínica ou subclínica ou ações definitivas, como casos de intoxicação, qualidade da água ou ainda questões relacionadas a mão de obra. As ações devem ser monitoradas e avaliadas continuamente para garantir sua eficácia e evitar que voltem a acontecer.

E por que o método FCA é relevante?

Porque no dia a dia da pecuária de leite vemos inúmeros problemas que de forma imediata tenta-se sanar sem o monitoramento, ou seja, sem a anotação deste problema para identificar sua causa e tal problema passar despercebido pela própria complexidade das operações e será esquecido até que aconteça novamente ou repetidas vezes e chegue-se a conclusão de que está gastando-se muitos recursos com determinada atividade e não está dando certo, ou então, a visão mais recorrente: fazenda de leite é só dor de cabeça!

Por isso, o método FCA é tão eficiente, pois nos auxilia em uma abordagem mais estruturada da atividade com monitoramento e controle sobre os desafios. Claro que alguns dos principais problemas como redução na produção, aumento de custos ou baixa eficiência reprodutiva, podem ter origens multifatoriais, mas sem uma visão estruturada do sistema com base na análise real, os gestores correm o risco de atuar apenas nos sintomas, sem resolver as causas.

Em linhas gerais, o método FCA permite a tomada de decisão baseada em evidências, pois os fatos levantados fornecem uma base sólida para decisões mais assertivas, além da identificação de causas-raiz pela análise aprofundada, minimizando a chance de erros ao abordar os problemas e ações mais direcionadas e eficazes, pois para todo problema, será elaborado um plano de ação com os esforços direcionados ao que realmente importa.

Imagine uma fazenda onde a produção de leite sofreu uma queda significativa nos últimos meses. Ao aplicar o método FCA, o gestor pode de forma direta e assertiva, fazer a seguinte avaliação:

  • Fatos: Identificar que a redução coincide com o aumento da temperatura ambiental e uma mudança recente na formulação da dieta.

  • Causas: Verificar que o estresse térmico não está sendo manejado adequadamente e que a nova dieta tem menor densidade energética.

  • Ação: Implementar estratégias de conforto térmico, como ventilação e aspersão, e ajustar a dieta para atender às necessidades nutricionais.

Ao adotar o método de avaliação dos fatos, causas e ação podemos dizer que a fazenda passa a elevar o nível da sua gestão, pois ele não apenas contribui para a resolução de problemas, mas também promove uma cultura de melhoria contínua, essencial em um setor tão dinâmico e competitivo como a atividade leiteira.

Gestores que aplicam o FCA de forma consistente tendem a alcançar melhores resultados econômicos, maior eficiência produtiva e um ambiente mais equilibrado dentro das fazendas. Portanto, integrar essa ferramenta à rotina de gestão pode ser a chave para transformar desafios em oportunidades e impulsionar o sucesso na pecuária de leite de forma simples, direta e que gera resultados em curto espaço de tempo.

 

Fonte: MilkPoint

13/02/2025

Newsletter