Lácteos ganham o mundo com sabores criativos e apelo saudável

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Os produtos lácteos estão apresentando crescimento em receita e vendas em todo o mundo, segundo a empresa de pesquisa de mercado Innova Market Insights. Um dos principais impulsionadores desse crescimento são os lançamentos de novos produtos, que aumentaram 2,6% nos últimos cinco anos. A Europa Ocidental responde pela maior parte desses lançamentos, com 36%, seguida pela Ásia e pela América Latina. 

 

Saúde como tendência global


Iogurte e queijo, em todas as suas variedades, estão entre as categorias mais populares. Uma das principais razões para o sucesso dessa categoria é, sem dúvida, o fato de ela atender a megatendências contínuas como saúde, prazer e conveniência, ao mesmo tempo em que se apresenta repetidamente de maneiras novas e atrativas — como mostra a fornecedora de ingredientes Hydrosol, com base no exemplo das últimas Top Ten Trends da Innova.

Segundo a Innova, “Ingredientes e além” é uma das tendências centrais para 2025. A qualidade dos ingredientes é um dos principais critérios de compra. Os consumidores querem ingredientes com valor agregado, como benefícios para a saúde, vantagens nutricionais, frescor, vida útil ou naturalidade. 

Um exemplo dessa tendência é o enriquecimento com proteínas. A prioridade principal já não é apenas o teor de proteína, mas sim a qualidade da proteína, sua biodisponibilidade e sua absorção no corpo, segundo a empresa de pesquisa. Por sua vez, a Hydrosol desenvolveu um sistema estabilizante para a produção de bebidas substitutas de refeições à base de leite. Além do alto teor de proteína, o sistema também contém fibras para proporcionar efeito de saciedade. Para complementar esse sistema, a empresa irmã SternVitamin desenvolveu um premix de micronutrientes que fornece vitaminas e minerais essenciais, cobrindo 30% da ingestão diária de referência, segundo as empresas.

 

Sabores nostálgicos 


Reviver ou reinterpretar memórias culinárias da infância: De acordo com a Innova, a tendência “Tradição Reinventada” pode representar diferenciação cultural por país, região ou microrregião, ou ainda uma mistura de diferentes influências. Produtos, ingredientes, receitas, temperos e formatos de embalagem podem expressar tradições de forma clássica ou inovadora. Por exemplo, estão sendo formuladas novas ideias para preparações de queijo processado para passar no pão. 


Inovações no sabor


Empresas estão apostando alto na ousadia para conquistar o paladar dos consumidores: doces recheados com sorvete, massas de biscoito de torta de limão ou shakes de proteína com croutons crocantes. A palavra de ordem é inovação extrema. Na tendência chamada “selvagemente inventiva” (wildly inventive), o foco está em oferecer experiências de sabor totalmente inesperadas — misturas de doce e picante, como os produtos “swicy” (sweet + spicy), fusões entre lanches e pratos principais, ou formatos inéditos como sorvete mochi com sabor de torta. Bebidas lácteas também entram nessa onda, com sabores ousados como chocolate com pimenta, pipoca caramelada, cheesecake com limão ou café com mel picante. 

 

Produtos para a melhor idade


Os conceitos para a geração 55+, , são voltados para pessoas que priorizam boa forma, um estilo de vida ativo e, acima de tudo, boa nutrição. Um exemplo é a são modificações de produtos clássicos, como um molho tipo maionese que contém 20% de iogurte com redução de gordura. Seu enriquecimento com cálcio contribui para uma digestão normal e bom funcionamento intestinal. Também possui teor reduzido de gordura (18%) e é rica em fibras.

 

As informações são do Dairy Industries International, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint

09/05/2025

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