Ano após ano, o produtor de leite sente na pele os impactos da alta volatilidade do mercado sobre a rentabilidade do seu negócio. Mesmo com pouca influência sobre a variação do custo de produção e do preço recebido pela venda do leite, é preciso equilibrar as contas para garantir a sustentabilidade do seu negócio.
Em muitos momentos, essa equação não fecha facilmente, e períodos de margens apertadas (ou até negativas) não são raros. Por outro lado, é claro, há fases em que os ventos do mercado sopram a favor, permitindo uma rentabilidade mais satisfatória.
Nesse sentido, analisamos o cenário dos últimos dois anos, considerando a evolução anual do custo de produção e do preço do leite. Como referência, utilizamos o ICPLeite da Embrapa e o preço médio Brasil divulgado pelo Cepea.
Dois anos, dois cenários opostos
Percebe-se claramente que o cenário foi bem contrastante em 2023 e 2024.
Em 2023, os desafios foram significativos. Apesar da estabilização dos custos de produção após o forte aumento dos anos anteriores, o preço do leite caiu em sete dos 12 meses do ano. Em dezembro, o valor médio do leite estava 21% abaixo do registrado em janeiro, conforme amplamente discutido no site da MilkPoint.
Já em 2024, o cenário foi mais positivo. O custo de produção permaneceu controlado, chegando até a registrar reduções em alguns meses. Paralelamente, o preço do leite se recuperou, proporcionando margens mais satisfatórias aos produtores. Após as quedas de 2023, o preço subiu em 10 dos 12 meses do ano, encerrando o período 30% acima do valor registrado no início do ano
Ao final, produzir leite é lucrativo? A resposta para essa pergunta é o clássico “depende”.
A atividade leiteira envolve inúmeras variáveis que influenciam a rentabilidade, desde o sistema de produção, escala, contexto regional de mercado, eficiência produtiva, dentre diversos outros fatores.
Mas, um ponto é inegável: a volatilidade faz parte do dia a dia de todos os produtores de leite - do pequeno ao gigante, de Norte a Sul.
Em virtude disso, produtor de leite precisa estar preparado para lidar com a alta volatilidade de sua rentabilidade, criando uma “gordura” em momentos mais favoráveis (como em 2024) para ser capaz de atravessar anos mais desafiadores (como em 2023).
Enquanto o setor ainda busca estratégias sólidas e eficazes para mitigar essas volatilidades, o produtor de leite precisa ser capaz de navegar por essas ondas para se manter no mercado. Sem dúvidas, é um desafio e tanto!
Fonte: Reprodução do site do MilkPoint
Material escrito por: Matheus Napolitano