Quando acabam o calor e os temporais? Veja a previsão para os próximos dias

clima.jpg
Uma bolha de calor com temperaturas de até 45ºC está localizada no centro da América do Sul, provocando calor intenso em áreas do Centro-OesteSudeste, e regiões do oeste e norte do Paraná. Esse sistema está localizado entre o Paraguai e o norte da Argentina, onde os termômetros estão acima dos 40ºC, mas seus efeitos também estão elevando as temperaturas para acima do normal no Brasil.
 
Alguns do estados mais atingidos são o Mato Grosso do Sul, que chegou a 40,6ºC no município de Porto Murtinho, no Paraná, onde a máxima foi de 39,4ºC em Marechal Cândido Rondon e São Paulo que marcou 39,4ºC na cidade de Registro, segundo informações da Metsul Meteorologia.
 
Por outro lado, a formação frequente de áreas de instabilidade com chuvas intensas no Rio Grande do Sul tem impedido que o calor mais extremo vindo da Argentina e Paraguai se instale no território gaúcho. Porém, os temporais já ameaçam novos problemas nas áreas mais afetadas pela chuva, porque a tendência é que elas continuem pelos próximos dias. 

O calor vai continuar? 

De acordo com a previsão da Metsul, o calor vai seguir forte. "Serão dias de calor muito intenso a extremo ainda no Paraguai e no norte da Argentina, o que vai se refletir na temperatura em cidades mais ao norte da região Sul, em parte do Sudeste e especialmente no estado do Mato Grosso do Sul. Novas máximas ao redor de 40ºC podem ocorrer no estado", diz o boletim.

E as chuvas? 

O ar quente e úmido presente no Brasil estão favorecendo nuvens carregadas responsáveis por temporais. Os próximos dias terão chuvas em praticamente todos os estados brasileiros, segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. "Quem vai se livrar é a Bahia, o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo".

Enquanto isso, há um "alerta total" para novas chuvas fortes no Rio Grande do Sul por conta de uma frente fria que vai avançar no fim da semana. O sistema chega em São Paulo até sexta-feira e vai aumentar ainda mais as pancadas de chuva no estado paulsita. O Rio de Janeiro e o centro de Minas Gerais também terão chuvas fortes ao longo dos próximos dias.

"Não tem hora para parar de chover. Estamos começando o verão, e ar quente e úmido é o que predoima no Brasil. Ainda teremos muitos dias de pancadas de chuva de forte intensidade na maior parte do país", esclarece a especialista.

 Ar quente e úmido espalhado pelo Brasil está causando pancadas fortes de chuvaAr quente e úmido espalhado pelo Brasil está causando pancadas fortes de chuva — Foto: Getty Images/Canva

Fonte: Globo Rural

11/01/2024

Newsletter