O Giro do Boi recebeu no estúdio, o ex-secretário de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais e atual diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho.
Agrônomo e doutor em genética, ele veio para falar de um programa do Sebrae que tem ajudado os pecuaristas, principalmente os pequenos produtores de gado mineiros, a apurarem a genética do rebanho.
Veja a reportagem a seguir e logo abaixo o resumo da reportagem em texto:
O Diretor Técnico do Sebrae – MG, Dr. João Cruz Reis Filho, engenheiro agrônomo e doutor em melhoramento genético animal, concedeu entrevista em 04 de outubro de 2022 ao Giro do Boi, do Canal Rural, para falar sobre o Programa Sebraetec FIV do estado de Minas Gerais. O Sebraetec FIV já está em seu terceiro ano de execução, atendendo e beneficiando mais de 2.000 produtores, com 35.000 embriões implantados, de várias raças bovinas, de leite e corte no estado de MG.
É um programa muito importante pois permite promover o melhoramento genético do rebanho, já que Minas hoje tem hoje o quarto maior rebanho bovino do Brasil, com 22 milhões de cabeças e com mais de 310.000 propriedades rurais cadastradas.
João Cruz declarou também que o Sebraetec FIV tem o apoio do presidente do Sebrae mineiro, Roberto Simões, pois o projeto atende pequenas e médias propriedades. Ele disponibiliza um subsídio de 70% dos custos de uma transferência de embriões, considerando todos os investimentos com os serviços veterinários, a produção dos embriões em laboratório, a genética das fazendas selecionadoras, os protocolos de sincronização de ovulação, as despesas de viagem e o sêmen utilizado nas FIV´s. O produtor arca somente com 30% de do valor de todas essas despesas, sendo extremamente beneficiado pelo programa que só em 2022 já atendeu mais de 800 fazendas com a implantação de 13.300 embriões.
O programa Sebraetec FIV surgiu através de conversas com lideranças locais, possibilitando também o envolvimento das prefeituras municipais que podem participar de forma colaborativa ao projeto subsidiando os outros 30% que o produtor teria que investir ou até mesmo contratando um veterinário para ficar à disposição dos produtores e fazer as avaliações ginecológicas ultrassonográficas prévias das matrizes (receptoras) candidatas a receber os embriões. O ticket médio do programa hoje é de R$ 8.800,00, ou seja, são investimentos para pequenos e médios produtores, uma vez que o programa tem um limite de, no máximo, 40 embriões transferidos por produtor cadastrado.
O Sebratec FIV possui uma rede de 30 laboratórios credenciados, com mais de 150 médicos veterinários cadastrados em todas as regiões de MG. Entre eles, os veterinários da Gepec que atendem os clientes em parceria com o Laboratório de FIV, a BH Embriões. O programa também tem parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas (CRMV-MG) que faz uma auditoria do programa. O CRMV-MG tem acompanhado se os processos são aderentes ao que está descrito na ficha técnica, que os veterinários de campo são orientados e instruídos a preencher para que o produtor se credencie a receber o programa de FIV dentro de sua propriedade. Esses veterinários precisam ser contratados pelas fazendas interessadas ou fazer uma parceria junto com as prefeituras para que o programa possa então chegar a todos produtores rurais.
O programa atende tanto o gado de leite quanto o gado de corte. No seu primeiro ano de execução, 90% dos embriões transferidos eram de leite, no segundo ano 85% e no terceiro, 75%, ou seja, a procura por genética de gado de corte, principalmente o Nelore, cresceu de 10% para 25% do total do total dos embriões transferidos. Salientando que o Sebraetec FIV atende todas as raças, desde que as matrizes doadoras tenham qualidade comprovada em programas de melhoramento genético animal e devidamente registradas em suas associações de raças.
O produtor que tiver interesse em participar pode procurar o Sebrae regional. O Sebrae tem mais de 56 escritórios em todo o estado e está bem capilarizado, estando presente nas principais cidades polos de todas as regiões de Minas Gerais. Ele poderá também fazer a sua inscrição pelo site: https://sebraetec.sebraemg.com.br/produto/fertilizacao-in-vitro-fiv-rebanho
A Gepec e BH Embriões tem o prazer de participar deste programa com a sua equipe de veterinários e o seu laboratório de produção de embriões e agradece ao Dr. João Cruz, a parceria com o Sebraetec de Minas Gerais.