O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que três Estados estão em alerta de grande perigo de calor até o início da noite de segunda-feira, 18/03. Conforme o alerta, parte do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo estão passando por uma onda de calor, com temperaturas de 5º acima da média.
Na terça-feira, haverá um aumento da umidade do ar nesses mesmos Estados, segundo a MetSul. "Áreas de instabilidade começam a se formar com chuva e temporais isolados em diferentes pontos. Há risco de chuva forte a intensa com raios e vento forte na capital paulista", diz a empresa de meteorologia.
Nos Estados do Sul, o Inmet alerta para perigo de tempestades. O aviso também vale até noite de segunda-feira, dia 18/03.
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo terão chuvas que podem ficar entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com queda de granizo e ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
Outono
Na quarta-feira (20/03), começa oficialmente o outono, que se estende até o dia 20 de junho. Conforme a Climatempo, mudanças poderão ser vistas no primeiro dia da nova estação, devido ao avanço de uma frente fria.
"A passagem do sistema na noite da quarta-feira, vai aumentar a condição de temporal sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul; teremos muita entrada de umidade já provocando mais nuvens de chuva na metade norte do estado gaúcho e o risco de temporal aumenta na Serra e na capital Porto Alegre. Santa Catarina, Paraná e São Paulo, ainda terão um primeiro dia de outono quente e abafado, com condição de pancadas moderadas a forte a partir da tarde", escreveu a empresa de meteorologia em seu site.
A madrugada de quinta-feira (21/03), vai ser instável sobre algumas cidades do centro-sul do Rio Grande do Sul e até mesmo Porto Alegre pode receber volumes mais significativos durante a madrugada e as primeiras horas do dia, mas com a chuva perdendo força à tarde e à noite.
Com o avanço do sistema em direção ao Sudeste, as pancadas ganham mais intensidade em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro e na divisa dos dois Estados com Minas Gerais. Neste dia, o risco de temporais aumenta - inclusive nas capitais. Atenção para agitação marítima no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A passagem desta frente fria encerra o período de bloqueio atmosférico e marca o fim da onda de calor no país.
Fonte: Globo Rural