A sexta-feira (7/6) segue com atuação do bloqueio atmosférico no Centro-Sul do Brasil. Na região Sul, só há expectativa de pancadas de chuva isolada no extremo sul do Rio Grande do Sul, com volumes pouco expressivos. No restante do Estado, além de Santa Catarina e Paraná, não há nebulosidade.
Segundo a Climatempo, só há chance de nevoeiro em Curitiba e Porto Alegre ao amanhecer, mas sem interferências no clima. Além disso, as temperaturas, mais uma vez, voltam a se elevar à tarde, mantendo o tempo seco. A capital do Rio Grande do Sul, por exemplo, deve ter temperaturas entre 15ºC e 26ºC.
No Sudeste, não chove em São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais. Já Vitória recebe pancadas isoladas no período da tarde, mas com volume acumulado pouco expressivo. Por conta da infiltração marítima, no norte do Espírito Santo há previsão de chuva moderada, diz o boletim.
A capital paulista, o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e noroeste de Minas Gerais ligam alerta para umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Já em cidades como Araçatuba e Presidente Prudente, em São Paulo, a umidade fica abaixo dos 20%.
Todos os Estados do Centro-Oeste permanecem sob influência do bloqueio atmosférico, com tempo seco e nenhuma chance para chuva. No Matopiba (Maranhão, Tocantins Piauí e Bahia) e no interior do Nordeste, a condição é parecida, com um dia quente e seco.
Por outro lado, a costa leste e norte do Nordeste têm previsão de chuva na sexta-feira. Em Salvador, as pancadas serão fortes a qualquer momento do dia. No litoral norte da Bahia, Sergipe e Alagoas, também há condição de chuva frequente, mas ainda mais expressiva.
No Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua em atuação, mas agora mais ao norte da região. A chuva será frequente no litoral do Amapá, norte de Roraima e norte do Amazonas.
Fonte: Globo Rural