No Rio Grande do Sul, o sol se mantém durante todos os dias, e pancadas de chuva são esperadas em diversas áreas do estado, principalmente nas metades norte e oeste. Segundo a Metsul Meteorologia, as chuvas mais fortes serão na metade norte do estado.
Na cidade de São Paulo, a chuva será frequente com alto risco de períodos de chuva forte. Diante da alta instabilidade, as temperaturas não sobem, embora a sensação seja de abafamento diante da alta umidade, diz a Metsul. No interior de São Paulo, o cenário é de sol, nuvens, períodos com maior nebulosidade e pancadas de chuva frequentes.
No Rio de Janeiro, a instabilidade também será frequente ao longo da semana. Além disso, há um alerta laranja, - que significa “perigo” para chuva intensa - emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de precipitações intensas em setores localizados.
Em Minas Gerais, o ciclone na costa do sul do país ajuda a canalizar a umidade para o estado. A chuva será frequente nos próximos dias e localmente forte com temporais isolados. A instabilidade vai se intensificar na terça-feira (21/2) com pancadas fortes em muitos pontos do estado.
O que é um ciclone tropical?
Ciclones são grandes sistemas de baixa pressão na atmosfera terrestre que a depender de sua localização geográfica e intensidade podem ser chamados de tropical, subtropical e extratropical. Os tropicais são os mais comuns e impactantes para o clima brasileiro.
O fenômeno se forma sobre águas quentes dos oceanos e têm o potencial de causar ventos extremamente fortes e chuvas torrenciais. Por isso, são associados a fortes tempestades e ventanias, causando estragos em propriedades e alagamentos em regiões inteiras.
Fonte: Globo Rural