A passagem de uma frente fria será responsável por causar condições para pancadas de chuva com alta intensidade em todo o estado de São Paulo. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta informando que há condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento, mesmo que o sistema passe longe do continente.
A região metropolitana de SP pode receber até 90 milímetros de chuva, enquanto nas regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, os acumulados devem atingir 100 mm. Na Baixada Santista e regiões de Campinas e Sorocaba, os acumulados beiram os 80 milímetros. Em Bauru e Araraquara, 70 milímetros são esperados.
"Devido acumulados elevados em um curto espaço de tempo, ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte", informa em nota.
No restante do Sudeste, o alerta também segue ativo. A frente fria reforça a entrada de umidade também para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segundo a Climatempo, a situação é de perigo para as cidades do extremo sul mineiro, como Pouso Alegre e Itajubá para a chuva persistente e volumosa. Além disso, todo o centro-sul de Minas e o interior do Rio de Janeiro ficam em alerta para temporais no decorrer do dia.
No Sul, uma área de alta pressão atua no Rio Grande do Sul. O sol se restringe à Fronteira Oeste, sul do estado e Campanha Gaúcha, enquanto chove no norte, assim como no nordeste e litoral paranaense, além de boa parte de Santa Catarina. A chuva deve ser volumosa com possíveis transtornos ao longo da sexta-feira.
A região Centro-Oeste também terá chuva frequente, devido às instabilidades relacionadas ao calor. A sexta-feira terá chuva frequente e volumosa no sul do Mato Grosso e no norte, leste e centro do Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso do Sul, a precipitação tende a ser mais volumosa e intensa, em formas de pancadas. Em Goiás, no leste do Mato Grosso e nas demais regiões, a chuva deve ser mais irregular,porém, com chance de raios e trovoadas.
O Nordeste terá chuvas na costa leste do Nordeste de maneira passageira, com exceção do litoral de Pernambuco e Paraíba onde chove mais. Além disso, o litoral do Piauí e do Maranhão também tem previsão de chuva mais forte desde a manhã até a noite, por conta da influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
No Norte, a ZCIT contribui para a formação de nuvens carregadas sobre o interior do Pará, norte do Tocantins e do Amazonas, incluindo a capital Manaus. Os temporais acontecem na divisa entre os estados, acompanhados de ventos e descargas elétricas.
Chuva forte prevista para centro-sul do Brasil liga alerta de diversos estados — Foto: Pixabay
Fonte: Globo Rural