As temperaturas vão voltar a se elevar no Brasil com o afastamento da massa de ar frio. A faixa Centro-Sul do país será a mais afetada, com algumas áreas com temperaturas em torno de 5ºC acima do normal para a época do ano. Além do calor, a chuva também não deve ocorrer com intensidade.
De acordo com a Climatempo, o afastamento da massa de ar frio das regiões Sul e Sudeste do Brasil provocou uma mudança na direção dos ventos, que passaram a soprar da faixa norte do país. Esses ventos mais quentes, junto do calor na faixa central, serão responsáveis pela elevação das temperaturas na faixa sul do Brasil.
O Rio Grande do Sul, a faixa oeste de Santa Catarina, o Paraná, o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso serão os mais afetados, com temperaturas até 5ºC acima da média ao longo dos próximos três dias. Em boa parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o aumento será de até 3ºC.
No Nordeste, a umidade do mar segue levando chuvas para o sul da Bahia, com destaque para Ilhéus e Porto Seguro, onde deve chover, enquanto na capital Salvador o sol predomina. Em Aracaju, Recife, Maceió, Natal e João Pessoa também deve chover, mas de maneira moderada. Só não há previsão de chuva para o interior do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
No Norte, o padrão não muda, com um dia de chuva concentrada em Belém, Macapá, Boa Vista e até Manaus. Por outro lado, todas as outras áreas, do Acre ao Tocantins, seguem com tempo seco e calor acima de 30ºC.
Condições das lavoura
A chuva que ocorreu nos últimos dias favoreceu o aumento da umidade do solo que beneficiou os cultivos de inverno em desenvolvimento vegetativo e estágio reprodutivo.
De acordo com o boletim de monitoramento dos cultivos divulgado pela Conab, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a umidade do solo foi considerada favorável, sendo que os maiores acumulados foram observados no sudeste de Santa Catarina.
Até o momento, a safra se encontra dentro do período recomendado e abrangido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), e as condições gerais das lavouras de trigo são consideradas boas.
A chuva retorna aos Estados do Sul do Brasil e também ao Mato Grosso do Sul depois do dia 4 de agosto, ingressando primeiramente pelo Rio Grande do Sul e avançando gradativamente até o dia 10 de agosto.
Entretanto, a maior parte do Brasil não terá chuva, e o tempo seco predomina, o que é natural para esta época do ano. Além disso, a umidade relativa do ar seguirá caindo a níveis críticos ao longo dos próximos dias, principalmente nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte, que não têm chuva no radar.
Foto: Climatempo
Fonte: Globo Rural