Uma massa de ar quente e seco deve atingir áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil entre quarta-feira (24) e sábado (27). No Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas podem ultrapassar os 36°C, conforme indica o Inmet.
No entanto, o instituto esclarece que, apesar da elevação das temperaturas, o evento ainda não configura uma onda de calor, como as que ocorreram em 2023 e no primeiro trimestre deste ano.
Para ser classificada como onda de calor, as temperaturas máximas precisam ficar 5°C acima da média mensal por pelo menos dois a três dias consecutivos, em uma área específica.
A partir de domingo (28), a previsão é que as temperaturas mais elevadas se concentrem em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, enquanto diminuem no restante do país.
Outros dois avisos de classificação amarelo de perigo potencial, relativo as tempestades foram emitidos, vigentes até 10h desta quarta-feira.
O Instituto também ressalta que, a intensidade do aviso (nível amarelo, laranja ou vermelho) está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos.
Alerta para baixa umidade do ar e chuvas intensas
- Baixa umidade do ar: Áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo podem registrar umidade relativa do ar abaixo de 20% até as 18h de terça-feira (23). Recomenda-se beber bastante água, evitar atividades físicas nas horas mais secas e se proteger do sol.
- Chuvas intensas na Região Sul: Até as 10h de quarta-feira (24), o sul do país pode receber chuvas de até 50 mm, com ventos de 40 a 60 km/h e granizo em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e corte de energia elétrica.
- Tempestades: Áreas da Bahia, Sergipe, Norte e Nordeste podem ter chuvas de até 50 mm em 24h, com ventos de até 60 km/h, entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25). É importante evitar se abrigar sob árvores e próximo a estruturas metálicas durante as tempestades.
Recomendações
- Procure abrigo em local seguro.
- Evite áreas abertas.
- Não se abrigue sob árvores ou próximo a torres de energia elétrica.
- Desligue aparelhos eletrônicos da tomada.
- Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
É importante acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos do Inmet para se manter seguro.
Foto: Inmet
Fonte: Canal Rural