Nesta edição, confira:
Preço ao produtor reage diante de captação limitada
Depois de cair por seis meses consecutivos, o preço do leite captado em novembro subiu 1,3% na “Média Brasil”, chegando a R$ 1,9981/litro. Esse valor, contudo, é 24,5% menor que o registrado em novembro/22. E, no acumulado de 2023, a queda ainda é de 23,8%, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de novembro/23).
Preços dos derivados voltam a cair em dezembro
Após registrarem leve alta em novembro, os preços dos lácteos voltaram a cair em dezembro. Além da maior pressão dos canais de distribuição e da disputa entre laticínios na venda, a concorrência com os produtos importados reforçou as baixas.
Importações de 2023 são recordes
Em alta pelo terceiro mês consecutivo, as importações brasileiras de derivados lácteos fecharam dezembro com o maior volume desde setembro/2016. No acumulado de 2023, as compras bateram recorde da série histórica da Secex.
Custos diminuem em 2023, mas não garantem aumento de receita
Em 2023, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira acumulou queda de 4,38% na “Média Brasil” – formada pelas bacias leiteiras de BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS. Apesar da melhora em relação a 2022, quando o COE da atividade subiu 2,53%, os preços da matéria-prima caíram ainda mais, resultando em margens apertadas a produtores nacionais.
Foto: Freepik
Fonte: Cepea