Onda de calor mantém alertas no Brasil mesmo próximo do fim; veja onde

calor.jpg

A onda de calor que atua sobre o Brasil está perto do fim. Mas, enquanto não termina, mantém diversar regiões do país sob alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com temperaturas ainda em níveis elevados. 

Segundo o Instituto, ligado ao Ministério da Agricultura, as áreas afetadas são: o norte pioneiro do Paraná, noroeste e centro paranaense, região metropolitana de Curitiba, Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Araçatuba (SP), Araraquara (SP), Itapetininga (SP), Assis (SP), Campinas (SP), sul, leste e sudoeste do Mato Grosso do Sul, além do Pantanal.

O Brasil está sob efeito de uma onda de calor há pelo menos uma semana, principalmente no centro-sul do país, mantém as temperaturas em patamares extremamente elevados. Os Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os mais afetados, além a região Sudeste e demais áreas do Centro-Oeste.

No fim de semana, houve quebra de recordes de temperatura e sensação térmica. São Paulo registrou 34,7ºC, a maior temperatura para o mês de março em 81 anos — desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciou a medição. Já o município do Rio de Janeiro viu a estação de Guaratiba registrar 62,3ºC de sensação térmica no domingo (17/3), segundo o Sistema Alerta Rio.

O forte calor deve durar até quinta-feira (21/3). Na sexta-feira (22/3), uma frente fria chega ao Centro-sul e encerra o bloqueio atmosférico que causa a onda de calor.

De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Nottus, teremos um “refresco” no fim de semana. As temperaturas vão cair no Sul e Sudeste, com mínimas variando entre 14ºC em Curitiba e 18ºC em São Paulo.

Até lá, mesmo com os termômetros marcando temperaturas um pouco mais baixas que nos dias anteriores, o tempo ainda fica quente. O Sudeste e o Centro-Oeste seguem com temperaturas altas, enquanto o Sul volta a ter pancadas de chuva, aliviando levemente a sensação de abafamento.
 

Alerta vermelho do Inmet ativo para temperaturas altas no centro-sul — Foto: INMET/ReproduçãoFoto: INMET/Reprodução

O aviso meteorológico de “onda de calor” é ativado quando as temperaturas permanecem 5ºC acima da média por mais de cinco dias consecutivos. O pico registrado na sexta-feira foi responsável por temperaturas próximas a 40ºC em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

“Não está mais tão quente quanto na sexta-feira passada. Agora, estamos observando 32ºC em áreas do Sul e 34ºC em São Paulo”, diz Nascimento.
 

Confira as maiores temperaturas registradas nesta segunda-feira (18/3): 

  • Pão de Açúcar (AL): 38,8°C;
  • Marilândia (ES): 38,6°C;
  • Ecoporanga (ES): 38,1°C;
  • Corumbá (MS): 38,1°C;
  • Ipiaú (BA): 37,6°C;
  • Coronel Pacheco (MG): 37,6°C;
  • Piranhas (AL): 37,4°C. 
     

Capitais brasileiras mais quentes desta segunda-feira (18/3): 

  • Boa Vista 37,3°C;
  • Cuiabá 37,0°C;
  • Palmas 35,3°C;
  • Porto Alegre 35,0°C;
  • Vitória 34,9°C.

Alerta vermelho para onda de calor é o aviso mais importante deste início de semanaFoto: INMET/Reprodução

 
  
Fonte: Globo Rural

19/03/2024

Newsletter