Prazo para emissão de certificados favorece fluxo de exportação de proteínas animais, diz ABPA

exportacoes-carne-bovina-site-giro-do-boi.jpg

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) elogiou a decisão do Ministério da Agricultura, que reduziu de cinco para quatro dias o prazo para a emissão de certificados de exportação de produtos de origem animal.

De acordo com a entidade, "a medida contribui para a retomada gradativa da normalidade no fluxo da produção e da exportação, e ajuda a diminuir os prejuízos sofridos desde a segunda quinzena de janeiro deste ano", quando foi iniciada a mobilização dos auditores fiscais federais agropecuários.

Segundo a ABPA, o movimento dos servidores já causou prejuízos de R$ 80 milhões aos frigoríficos de aves e suínos do país. São perdas acumuladas por atrasos no fluxo de produção e em custos adicionados aos processos de exportação, como as diárias extras em terminais de armazenagem, demurrage, esgotamento de contêineres, falta de espaço em portos e de equipamentos frigoríficos, entre outros pontos.

A associação reforçou sua preocupação com o cenário de mobilização da categoria e apelou ao governo federal pela construção de uma solução que atenda aos vários entes envolvidos, com o restabelecimento da normalidade no fluxo interno e internacional.

Segundo ABPA, mobilização servidores já causou prejuízos de R$ 80 milhões aos frigoríficos de aves e suínos do paísFoto: Globo Rural

 

Fonte: Globo Rural

27/03/2024

Newsletter