Produção de carnes deve bater recorde; Conab vê queda de preços

carnemapa-640x427.jpeg

A produção das três principais carnes do país somadas - bovina, suína e de frango - deve registrar um novo recorde, alcançando 30,77 milhões de toneladas em 2024. A projeção, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), representa um crescimento de 3,5%. E a autarquia prevê que esse aumento deve levar a uma redução de preços para o consumidor.

“Com a produção recorde, teremos mais carne no mercado, cai o preço ao consumidor e vai aumentar também as exportações, o que é excelente para a economia brasileira", afirmou o presidente da Conab, Edegar Pretto.

A disponibilidade interna das carnes, somadas, deve aumentar, alcançando 21,12 milhões de toneladas, enquanto as exportações deve subir cerca de 5,2%, para 9,73 milhões de toneladas.

Carne bovina

A produção de carne bovina lidera a alta, podendo chegar a 10,19 milhões de toneladas neste ano e, caso confirmado, o volume também será um novo recorde na série histórica, ultrapassando a produção obtida em 2006. O volume representa uma alta de 7,1% em comparação ao ano passado, que é explicada pelo auge no processo do ciclo pecuário devendo ser atingido em 2024, com o pico do descarte das fêmeas, diz a Conab.

Os embarques de carne bovina nos primeiros seis meses do ano já somaram 1,7 milhão de toneladas, 25,77% maior na comparação interanual. Assim, a expectativa é que as exportações avancem 13,4% no ano, podendo alcançar 3,44 milhões de toneladas até dezembro.

Mesmo com o crescimento nas exportações, a Conab acredita que o mercado doméstico não será afetado e terá uma disponibilidade interna 4,2% maior, estimada em 6,82 milhões de toneladas.

Carne suína

A carne suína acompanha a tendência de crescimento, embora de forma mais lenta, com uma estimativa de alta de 1,9% na produção, para 5,4 milhões de toneladas. Tanto a exportação quanto a oferta devem crescer, podendo atingir um novo recorde na série histórica: a projeção da Conab é de embarques de 1,3 milhão de toneladas de carne suína e 4,18 milhões de toneladas de disponibilidade interna.

Carne de frango

A avicultura de corte, por sua vez, apresenta um cenário de estabilidade, com uma produção estimada em cerca de 15 milhões de toneladas de carne de frango, exportações em torno de 5 milhões de toneladas e disponibilidade interna de aproximadamente 10 milhões de toneladas.

Ovos

Apesar da constância nos volumes da avicultura, a produção de ovos deve também bater recorde, chegando a 42 bilhões de unidades de ovos para consumo, uma alta de 2% em comparação ao ano passado.

Produção de carne bovina deve aumentar 7,1% em 2024, estima a ConabFoto: Freepik

Fonte: Globo Rural

26/07/2024

Newsletter