Serviços digitais para o produtor rural trazem comodidade ao campo

tecnologia-gado.jpg

Seguindo as tendências da atualidade, o agronegócio tem utilizado cada vez mais a tecnologia em seu favor. Além do produtor rural, que já utiliza a Internet para os mais diversos fins como comunicação e gerenciamento de suas propriedades, o governo de Minas também tem inovado com soluções para o agropecuarista. Hoje, o produtor mineiro já conta com o Portal de Serviços do Produtor Rural para atualização anual de dados do rebanho, emissão de guias para trânsito e ficha sanitária animal, serviço oferecido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O órgão ainda planeja a construção de um novo sistema que, por meio de inteligência artificial, vai auxiliar na defesa agropecuária do estado.

Como pré-requisito para o reconhecimento internacional de Minas Gerais como livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) existe a necessidade da atualização de dados do rebanho mineiro. Atualmente, o produtor mineiro tem a comodidade de cumprir com a obrigação exigida pela Portaria 2.227 de abril de 2023 pela Internet, por meio do Portal de Serviços do Produtor. Os criadores de bovinos, bubalinos, equinos, asininos, muares, ovinos, caprinos, aves, suínos, animais aquáticos e abelhas devem anualmente prestar contas de suas produções.

Para transitar com sua produção animal ou vegetal, o produtor precisa emitir documentos sanitários para transporte, responsabilidade do IMA. No passado, o serviço era prestado apenas pessoalmente, o que fazia com que o produtor tivesse que se deslocar a uma unidade do instituto cada vez que precisasse transportar sua produção de um canto a outro do país. O portal facilitou a prestação desse serviço e, em apenas alguns minutos, aqueles que estão em dia com suas obrigações sanitárias, podem ter os documentos necessários para o transporte de suas cargas.

Outro serviço que o produtor precisa solicitar com regularidade no órgão é a emissão da Ficha Sanitária Animal, documento exigido, por exemplo, em casos de solicitação de financiamentos bancários. Com o sistema, sem sair de sua propriedade, é possível emitir a comprovação de seu status de produtor.

O acesso ao Portal pode ser solicitado por e-mail a partir do envio de documentos de identificação, comprovante de endereço e foto do solicitante segurando seu documento de identidade, uma forma de garantir a segurança do usuário. Além de poder solicitar o acesso por meio digital, o produtor ainda pode se dirigir a qualquer escritório do IMA, presente em todo o estado, para conseguir sua senha presencialmente. Mais informações podem ser obtidas no site do IMA (www.ima.mg.gov.br).

Novas tecnologias para controle a caminho

O IMA planeja implementar ações que se utilizam do meio digital para proteger ainda mais a produção mineira. Além do Portal de Serviços do Produtor Rural, o IMA está em processo de compra de drones para monitoramento da produção agropecuária do estado, o que vai facilitar o controle sanitário.

Além disso, também está prevista a contratação de serviço de rastreamento de frota, que permitirá informar ao técnico mais próximo que uma propriedade tem suspeita de foco de uma enfermidade, fazendo com que o atendimento seja mais rápido e efetivo.

O novo sistema, que será construído a partir de um convênio com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), também vai subsidiar os técnicos do órgão com informações apuradas para as operações fiscais nas estradas mineiras.

Todas essas ações têm como objetivo o maior controle da sanidade da produção do estado, o que protege a saúde da população, coíbe a comercialização de produtos clandestinos, que podem ser nocivos para o ser humano, e garante o sucesso da economia mineira.

Penalidades para quem não atualizar seus rebanhos

A campanha de atualização de rebanhos teve início em Minas Gerais no ano de 2023, quando a vacinação contra febre aftosa foi extinta no estado, uma das etapas para o pleito de reconhecimento internacional como livre da doença.

A Portaria que exige a novidade, também publicada em 2023, traz como penalidade para aqueles que não cumprirem com a obrigação, a impossibilidade de emissão da Ficha Sanitária Animal e da Guia de Trânsito Animal, o que impede os produtores de comprovarem sua condição de pecuarista e também de transitarem no país com sua produção.

Nova rotina para os produtores mineiros

Com o fim da vacinação contra febre aftosa, que acontecia anualmente em duas etapas, nos meses de maio e novembro, a rotina do produtor rural mudou, uma vez que agora é necessário atualizar o nascimento, evolução e mortalidade de seus animais de produção.

A atualização de rebanhos é exigida para todas as espécies. Assim, os produtores de bovinos, bubalinos, equinos, asininos, muares, ovinos, caprinos, aves, suínos, animais aquáticos e abelhas devem se mobilizar a partir de 1º de maio.

Outra mudança trazida com o fim da vacinação contra febre aftosa é que o produtor não precisa mais comparecer a uma unidade do IMA. Antes, nas duas etapas de vacinação contra a doença, era preciso ir ao escritório do órgão para comprovar a imunização dos animais. Agora, pelo Portal do Produtor, meio preferencial de atualização de rebanhos, o produtor não precisa mais se deslocar, podendo cumprir com suas obrigações de sua propriedade ou de qualquer lugar com acesso à internet.

A campanha de atualização de rebanhos vai de 1º de maio a 30 de junho. Após esse período, os produtores que não atualizaram os dados de suas produções ficam impedidos de emitir a Ficha Sanitária Animal e a GTA.

Serviços digitais para o produtor rural trazem comodidade ao campoFoto: Imagem ilustrativa/Freepik 

Fonte: IMA

16/05/2024

Newsletter