Uma startup de Minas Gerais, a ESG Pec, desenvolveu uma ferramenta gratuita que permite aos pecuaristas calcular a pegada de carbono de suas atividades na produção de leite.
A ferramenta possibilita simular o impacto das alterações em manejos, produtividade, entre outros recursos, visando práticas mais sustentáveis na pecuária.
Em entrevista, a cofundadora da ESG Pec e PhD em Ciência Animal Bruna Silper afirmou que a ideia surgiu da necessidade do setor por práticas regenerativas e sustentáveis.
“Essas práticas não são novas, mas precisam ser retomadas e mais usadas no campo. Enfrentamos desafios de clima, biodiversidade e saúde do solo que impactam todos, incluindo os produtores em sua capacidade de produzir com eficiência e rentabilidade”, disse.
O projeto busca estabelecer um elo entre consumidores exigentes, indústrias lácteas e produtores que já adotam boas práticas, mas precisam mensurá-las e explorá-las de novas formas.
Como funciona a calculadora de carbono
A ferramenta realiza o cálculo da pegada de carbono utilizando a metodologia de Análise de Ciclo de Vida, seguindo diretrizes da Federação Internacional do Leite, entre outras. A calculadora mensura todas as emissões associadas à produção leiteira, incluindo a fermentação entérica dos animais, manejo de dejetos, atividades agrícolas e insumos utilizados, como energia e combustíveis.
“O cálculo estima as emissões em relação ao volume de leite produzido, gerando um indicador de eficiência produtiva e econômica da propriedade”, disse Silper .
Benefícios para os produtores
Com o diagnóstico em mãos, os produtores podem atuar para reduzir emissões e aumentar a eficiência e rentabilidade de suas fazendas.
“Esse indicador está associado à eficiência produtiva e econômica da propriedade, permitindo que o produtor trabalhe na redução de emissões e na melhoria da rentabilidade”, disse Bruna Silper.
A ferramenta também pode abrir oportunidades para remuneração baseada em indicadores de sustentabilidade e facilitar o acesso a financiamentos.
Acesso à ferramenta
Os produtores interessados podem acessar a ferramenta por meio de um cadastro online no site www.despertarregenerativo.com.br. “A comunidade ‘Despertar Regenerativo’ permite a troca de informações entre produtores, técnicos e consultores, visando uma transformação positiva na pecuária brasileira”, informou a representante da startup.
Foto: Pixabay
Fonte: Canal Rural