Tempo instável provoca chuvas fortes e intensas na maioria das regiões no penúltimo dia do ano

climas.jpg

A terça-feira (30) será de tempo instável em grande parte do país, com chuvas moderadas a fortes, risco de temporais, rajadas de vento e calor intenso, segundo a Climatempo. Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte entram em atenção para volumes elevados de chuva, enquanto áreas do Nordeste enfrentam tempo mais seco e baixa umidade do ar

Sul

O dia começa com chuva intensa no litoral de Santa Catarina e do Paraná, ainda durante a madrugada. No norte do Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de forma fraca a moderada, mas pode ganhar força ao longo do dia.

A partir da tarde, instabilidades vindas da Argentina, associadas ao calor e à umidade, favorecem pancadas de chuva moderadas a fortes no Paraná, Santa Catarina e no norte gaúcho, com risco de temporais no extremo norte do RS, em Santa Catarina e no oeste e leste do Paraná. No sudoeste do Rio Grande do Sul, a chuva é mais fraca e, no restante do estado, o tempo segue mais firme.

As temperaturas continuam elevadas, mas o dia fica mais ameno na Serra Gaúcha e Catarinense. Já no sul do Rio Grande do Sul, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%, exigindo atenção. Há ainda previsão de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no litoral norte catarinense e nas faixas litorâneas norte e sul do RS.

Sudeste

O dia começa mais estável na maior parte da região, mas as pancadas de chuva retornam ao longo do dia, principalmente em áreas do leste, sul, interior e litoral de São Paulo, além do centro-sul e oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A partir da tarde, o calor e a umidade, aliados à circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera, favorecem chuvas moderadas a fortes, com risco de temporais no sul e Zona da Mata mineira, no sul e interior do Rio de Janeiro e em áreas do litoral norte, leste e sul paulista.
No extremo sul de São Paulo, a situação é de perigo para volumes elevados de chuva.

Até o dia 2 de janeiro, a onda de calor segue atuando em grande parte de Minas Gerais e do Espírito Santo, mantendo temperaturas elevadas e tempo mais aberto em alguns períodos. A recomendação é reforçar a hidratação e os cuidados com a exposição ao sol.
No litoral entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, as rajadas de vento podem chegar a 50 km/h.

Centro-Oeste

Há chance de pancadas de chuva durante a madrugada no norte e interior de Mato Grosso e no leste de Goiás. Ao longo do dia, uma área de baixa pressão no Paraguai, somada ao calor e à umidade, favorece chuvas moderadas a fortes em Mato Grosso do Sul, com risco de temporais no sul e sudoeste do estado.

Em Mato Grosso e Goiás, a chuva também pode ocorrer de forma mais intensa, especialmente no norte mato-grossense. À noite, as instabilidades diminuem, concentrando-se no norte e sudeste de Mato Grosso, sul de Goiás e sudeste e interior sul de Mato Grosso do Sul.
O calor segue predominando em toda a região.

Nordeste

O tempo permanece mais estável na maior parte da região, com chuva fraca e isolada no sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, principalmente no período da tarde, quando as instabilidades aumentam.

No litoral da Bahia, em pontos do Ceará, Rio Grande do Norte e no interior de Pernambuco, a chuva ocorre de forma fraca.
As temperaturas continuam elevadas, e a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% em áreas do norte da Bahia, oeste do Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba, Alagoas, Sergipe e interior de Pernambuco.
As rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem a faixa litorânea da região.

Norte

As pancadas de chuva seguem intensas em Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, grande parte do Pará e oeste do Acre, com risco de temporais, especialmente no leste do Amazonas, sul de Roraima e interior do Pará.

A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece chuvas fortes no Amapá, também com risco de temporais. O tempo segue abafado em toda a região.

 
30/12/2025

Newsletter