A equipe da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou uma visita técnica à Fazenda São Caetano, localizada em Morrinhos/GO, que seleciona a raça Girolando. A instituição pretende desenvolver um estudo para investigar se as mudanças climáticas podem impactar a produção animal. Durante a atividade, foram coletados dados que servirão de base para a análise das condições ambientais e produtivas.
"A partir dessas informações, pretende-se avaliar a viabilidade da criação de um Índice de Temperatura e Umidade (ITU) adaptado especificamente às condições tropicais e à raça Girolando, possibilitando maior precisão no monitoramento do estresse térmico e na adoção de medidas de manejo adequadas", explica o coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG), Edivaldo Ferreira Júnior.
Junto com outros membros do Departamento Técnico da Girolando, Edivaldo acompanhou a equipe da UFG durante a visita à propriedade. Eles foram recebidos pelo criador José Renato Chiari. O grupo da universidade foi formado por professores dos cursos de graduação de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e do Programa de Pós-graduação em Zootecnia. Participaram os professores doutores Marinaldo Divino Ribeiro, Rafaella Resende Andrade, Adriana Santana do Carmo, pesquisadora doutora Nicole Costa Resende Ferreira e a doutoranda Delane Ribas da Rosa.