O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a continuidade das fortes chuvas nos próximos dias no Rio Grande do Sul, devido a um bloqueio atmosférico causado por uma frente estacionária.
Até quarta-feira (15), espera-se que ocorram de 30 a 50 milímetros de chuva.
Inmet ressalta que, devido aos acumulados dos últimos dias, qualquer incidência de chuva acima de 10 mm é motivo de preocupação, podendo causar transtornos à população.
O bloqueio atmosférico deve se manter até quarta-feira, quando uma massa de ar polar está prevista para entrar no estado, melhorando as condições climáticas.
Com a chegada dessa massa de ar frio, as temperaturas devem cair significativamente, podendo atingir valores próximos a 0°C em algumas regiões.
Na Campanha, as mínimas podem chegar a 2°C a 3°C, enquanto em Porto Alegre espera-se em torno de 10°C.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para o risco de novas ocorrências hidrológicas, como alagamentos e deslizamentos, especialmente na porção centro-norte do estado, devido às chuvas previstas.
Para segunda-feira (13), está previsto o retorno das chuvas intensas em todo o estado. As regiões noroeste, centro, vales, região metropolitana, serra e litoral norte serão especialmente afetadas.
A Defesa Civil do estado recomenda que a população fique atenta aos alertas e avisos devido ao potencial para respostas hidrológicas e movimentos de massa, especialmente em áreas mais elevadas.
Chuvas no Nordeste
Dois sistemas meteorológicos distintos trarão diferentes condições climáticas para o Nordeste na próxima semana, segundo a previsão do tempo.
Áreas ao longo da costa leste estão sob alerta para potenciais chuvas significativas, enquanto outras regiões podem registrar pancadas isoladas.
Na segunda-feira (13), a chuva ganhará intensidade, especialmente entre Alagoas e o litoral pernambucano.
Prevê-se um aumento das pancadas, podendo ocorrer de maneira frequente nessa região.
No centro-sul da Bahia, o tempo permanecerá firme, com poucas chances de chuva, enquanto outras áreas esperam pancadas isoladas.
Foto: Freepik
Fonte: Canal Rural