Um novo bloqueio atmosférico vai se estabelecer sobre a região Sudeste e inibir a chegada de novas frentes frias capazes de causar temperaturas muito baixas por pelo menos 10 dias. Com isso, a previsão é de tempo seco em boa parte do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Apesar das tardes quentes, as noites devem seguir até com sensação de frio, com temperaturas mínimas próximas a 15ºC, o que vai caracterizar uma grande amplitude térmicas na próxima semana. “Ainda teremos noites mais frescas em muitas áreas do estado de Minas Gerais e de São Paulo, e também algumas áreas no Brasil Central, entre Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso”, informa a Climatempo.
O boletim esclarece que, apesar das temperaturas máximas ficarem acima da média para esta época do ano, o calor não será como foi durante as ondas de calor no verão e na primavera.
Foto: Fonte: Climatempo / Arte: Globo Rural
Esse mesmo sistema de alta pressão que provoca o bloqueio também favorece o ingresso de ar quente sobre áreas do setor oeste e sul do Brasil. Em especial no Rio Grande do Sul, as temperaturas podem ficar entre 5 e 8 graus acima da média por um período prolongado. “Isso não significa que o calor será intenso nessas áreas, mas que as temperaturas vão ficar altas para os padrões de junho, configurando um episódio de veranico”.
O "veranico" ocorre quando está atipicamente quente há mais de quatro dias durante o inverno ou o outono. Além disso, o tempo seco e a pouca chuva caracterizam o fenômeno meteorológico que costuma ocorrer periodicamente na região Sul do Brasil.
A expectativa é que as temperaturas em algumas regiões do interior de São Paulo permaneçam em torno de 30°C e 32°C, além de máximas variando no Rio Grande do Sul entre 28ºC e 30°C, e 34ºC e 35°C em Mato Grosso do Sul.
Enquanto o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e a metade sul da região Norte também têm previsão de tempo firme, por outro lado, a costa leste do Nordeste segue com tempo extremamente chuvoso diante da infiltração marítima. Os temporais acontecem em Salvador, onde há risco de alagamentos. A costa norte da região também recebe chuva, como em São Luís e Fortaleza.
Dois alertas laranjas de “perigo” estão ativos para Salvador, nordeste, sul, centro-norte e centro-sul da Bahia, além da mata paraibana, leste e agreste do Rio Grande do Norte. A previsão é de volumes de até 100 milímetros em 24 horas e ventos de até 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Alertas laranja de chuva intensa no litoral do Nordeste — Foto: INMET
Fonte: Globo Rural