Cota da China preocupa, mas exportação de carne bovina abre 2026 em volume recorde

china (1).jpg

As cotas de exportação impostas pela China ao mercado global de carne bovina trazem preocupações à cadeia pecuária brasileira, sobretudo porque o país asiático é o maior destino da commodity nacional, apontam pesquisadores do Cepea.

Entretanto, o ano começa confirmando as perspectivas de que a demanda externa pela carne bovina brasileira seguirá em crescimento, mesmo nesse cenário desafiador.

Segundo dados da Secex, o volume total de carne bovina exportado pelo Brasil em janeiro somou 258,94 mil toneladas, um recorde para o mês, superando o até então melhor início de ano, registrado em 2025.

A China foi destino de 46,3% do total escoado pelo Brasil em janeiro, porcentagem próxima da média de 2025, que foi de 47,67%.

Assim, caso o ritmo de embarques verificado em janeiro para a China seja mantido, o Brasil deve completar sua cota em setembro.

Pesquisadores do Cepea lembram que a cota brasileira para a China é de 1,106 milhão de toneladas para o ano, e, apenas em janeiro, já foram enviados ao país asiático 119,63 mil toneladas (este foi, inclusive, o maior volume escoado à China para um mês de janeiro).

Fonte: Portal DBO

18/02/2026

Newsletter