Televendas: 0800 603 4433

Avaliação Genômica - Case Clarifide

Home / Avaliação Genômica - Case Clarifide

Acelere o progresso genético de seu rebanho.

Faça o Clarifide com a Gepec.
A Gepec é empresa creditada pela Zoetis para realizar exames Clarifide no seu rebanho. Nossos técnicos estão preparados para lhe fazer uma visita, coletar o material, enviar para análise genômica nos EUA e ajudar na seleção genética das matrizes e touros, além de orientar na escolha do sêmen dos reprodutores.
Os testes genômicos hoje estão disponíveis para as raças leiteiras Holandês, Jersey e Pardo Suíço e para as raças de corte Nelore e Angus.

Clarifide Angus  Clarifide Leite  Clarifide Nelore

 

FAZENDA ITORORÓ

Carandaí/MG
Proprietário: Luiz Marcos Cúrcio

  Veterinário: Guilherme Bartholomeu

 

Em março de 2015 a Fazenda Itororó, de Luiz Marcos Cúrcio, recebeu seus primeiros dados de avaliação Clarifide do rebanho leiteiro da raça Holandesa. Foram avaliadas 51 matrizes, classificadas genomicamente para várias características. O objetivo deste trabalho era conhecer a qualidade genética das matrizes jovens para ajudar na definição de sua seleção, ou seja, quais eram as novilhas de maior superioridade genética que deveriam permanecer no rebanho para reposição de matrizes.

Luiz Marcos Cúrcio é selecionador de Holandês e um grande admirador da raça. Esteve com a equipe da CRV Lagoa em 2012 em viagem à Holanda, visitando os rebanhos daquele país e conhecendo suas origens. Admirou-se pelas vacas de variação de pelagem vermelha, identificando maior capacidade de adaptação. Dentro desta estratégia a Fazenda Itororó vem criando com muita qualidade suas matrizes, levando em consideração a maior rusticidade do Holandês vermelho e branco, com estruturas adaptadas e condições favoráveis ao rebanho.

Veterinário Guilherme com filhas de ParamountOs resultados Clarifide do rebanho Holandês da Fazenda Itororó foram discutidos em reunião com presença dos técnicos da Gepec, da Zoetis e com o proprietário da fazenda. Definidos os objetivos de seleção e considerando as características disponibilizadas no exame de DNA, foi determinado o ranking em GPTA’S ou PTA’s Genômicos (Habilidade Prevista de Transmissão) das melhores matrizes jovens que seriam preferidas na reposição das vacas do rebanho.

As características consideradas foram Produção de Leite, Composto de Úbere, Composto de Pernas e Pés e Vida Produtiva. Com os dados do Clarifide também se pode confirmar a paternidade das matrizes e o grau de consanguinidade. A partir destas informações o Programa Sire Match da CRV Lagoa estará realizando o acasalamento genético e definindo os reprodutores que serão utilizados na inseminação artificial. Com este projeto, Luiz Marcos Cúrcio espera acelerar o progresso genético do rebanho, selecionando geneticamente sempre para as melhores matrizes.

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades