Televendas: 0800 603 4433

Artigos

06/10/2016
Artigo: Como criar uma vaca com uma longa vida útil
por: Fokko Tolsma - Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV



Para um produtor é importante ter um bom objetivo e uma estratégia de como criar uma vaca com uma longa vida útil. A vaca precisa ter as qualidades necessárias para alcançar uma alta produção de leite sem gerar problemas que façam os produtores decidirem por seu descarte. A CRV Lagoa pode ajudar o cliente com o Gestor Leite e o SireMatch, programas que incluem a identificação dos objetivos de seleção.

Dicas para uma boa criação, incluindo as qualidades das quais a vaca necessita:

- A vaca não deve produzir muito leite durante o primeiro parto, porque o animal precisa se desenvolver durante esse período. O primeiro ciclo de lactação após o primeiro parto é o mais estressante para a vaca.

- É bom olhar os ancestrais. Como era a curva de lactação desses animais? Vacas com boa persistência são boas para acasalar. Uma vaca com boa persistência não deve perder mais do que 50 gramas leite/dia após o pico de lactação. Vacas que perdem mais de 100 gramas leite/dia (10 kg de leite em 10 dias) são menos duráveis.

- A vaca precisa ter um bom frame. Isso significa que o animal deve ser largo com peito e rúmen profundos. Anterior e posterior não devem ser muito estreitos. Vacas estreitas possuem mais problemas no parto. A altura do animal também é importante. Normalmente vacas altas são menos duráveis porque elas possuem mais problemas de pernas e cascos e têm uma locomoção pior. Normalmente uma vaca a pasto não deve ser mais alta do que 145cm. Sempre tente criar uma vaca com uma garupa longa.

- A vaca precisa manter as características leiteiras para ter uma boa produção de leite.

- Uma vaca deve mostrar caráter. Elas devem saber conquistar sua posição no rebanho. Também precisa ter uma grande boca para ser capaz de comer comida suficiente.

- Ajustar o programa genético para o tipo de vaca que se adeque ao seu sistema de produção e manejo.

- Cruzamentos são indicados somente se os produtores queiram fazer mudanças imensas nos rebanhos e manejos. Quando o produtor está satisfeito com o rebanho atual, os cruzamentos são menos adequados.

Fokko Tolsma
Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV
Tradução: Fernanda Gutierrez

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269