Televendas: 0800 603 4433

Notícias

19/11/2013
Mormo: Prevenção e a unica solução para essa doença contagiosa!
por: Cartilha informativa do IMA

Mormo

Prevenção é a única solução!

Sintomas do Mormo. Foto: Guilherme Costa Negro Dias

O que é?
O Mormo é uma doença contagiosa, causada por uma bactéria e que acomete equídeos (cavalos, asininos e muares) inclusive o homem. Não existe cura e o sacrifício de animais comprovadamente doentes é obrigatório; doença de interesse de Saúde Pública.
Animais carnívoros que se alimentarem com carne de animal infectado poderão contrair o Mormo.

Como saber se seu animal tem Mormo?
Os animais podem maifestar a doença apresentando febre alta, perda de apetite, eliminação de catarro pelas narinas, dificuldade para respirar ou caroços com secreção purulenta na região da cabeça, pescoço e costelas. os linfonodos (gânglios) ficam inchados e podem se romper liberando pus. Alguns animais podem desenvolver pneumonia.

IMPORTANTE

Boa parte dos animais infectados não apresenta sinais clínicos, porém, ainda assim, está eliminando a bactéria no ambiente.

 

Como seu animal pega a doença?
Os cavalos, jumentos e burros pegam a doença principalmente ao se alimentarem e ao ingerirem água em coho contaminado, sobretudo pelo catarro de animais doentes. As esporas, freios e outros arreios, se contaminados com a secreção purulenta, que sai das narinas e feridas do animal doente, podem transmitir o Mormo também.

Sintomas do Mormo. Foto: Prof. Dr. Fernando Leandro dos Santos

Quais são os sinais da doença no homem?
O homem apresenta febre, dores musculares, dor de cabeça, que são sinais semelhantes aos que apresentamos quando estamos gripados.

E como o homem pega a doença?
O homem pega a doença ao entrar em contato com as secreções eliminadas pelos animais doentes. A bactéria entra no corpo humano através de cortes na pele e através das mucosas, como as dos olhos e nariz.

IMPORTANTE

Caso haja suspeita da doença no homem, ele deve ser encaminhado IMEDIATAMENTE ao médico, pois para o ser humano existe tratamento no início da doença. É muito importante informar ao médico se a pessoa teve contato com animais doentes e o tipo de contato.

 

Como podemos prevenir a doença nos animais ou evitar que ela se espalhe?
Antes de comprar um cavalo, jumento ou burro, solicite a um médio veterinárioo que o examine verificando se ele está aparentemente sadio e, mesmo assim, exija um atestado de exame laboratorial negativo para Mormo, teste denominado "Fixação de Complemento", dentro da data de validade de 60 dias.

ATENÇÃO
=> A coleta e envio de material para a realização de exame laboratorial de Mormo objetivando trânsito animal, somente poderá ser feita por Médico Veterinário Oficial ou credenciado pelo MAPA. A coleta e envio de material para a realização de exame laboratorial de Mormo objetivando diagnóstico de suspeita SOMENTE pode ser feita por Médico Veterinário Oficial.

 

Evite o uso de cocho de alimentação e água coletivos e não compartilhe esporas, freios, outros arreios e outros materiais sem a desinfecção prévia.
Somente leve seus animais para participação em vaquejadas, cavalgadas, exposições e outra aglomeração de equideos se nos referidos eventos houver um médio veterinário examinando os animais e exigindo a apresentação dos documentos sanitários obrigatórios, dentre eles o atestado de exame laboratorial negativo para Mormo.
Caso perceba algum animal com sinais de Mormo, avise IMEDIATAMENTE os servidores do IMA, de preferência no escritório localizado mais próximo de sua propriedade, para que eles possam realizar uma vistoria, coletar material do equideo suspeito e encaminhá-lo ao laboratório e, no caso de suspeita confirmada, sacrificar o animal humanitariamente, impedindo a disseminação da doença.

Sintomas do Mormo. Foto: Prof. Dr. Rinaldo Aparecido Motta

LEMBRE-SE
Não existe tratamento e cura para os animais doentes. Os cães e gatos podem adoecer se comerem carne de animais infectados com a bactéria causadora do Mormo.
A Gepec - Produtos e Serviços para a Pecuária LTDA possui Médico Veterinário especializado em Equinos, capacitado e habilitado pelo IMA para coleta de material e realização de exames laboratoriais obrigatórios e/ou para diagnósticos.

IMPORTANTE

Toda propriedade rural ou urbana que mantenha equídeos alojados, tem que ser cadastrada no IMA. O procedimento é gratuito e permitirá mair controle sanitário dos animais, bem como agilizará o contato dos servidores do IMA com os proprietários, possibilitando a divulgação de informações importantes para a prevenção e controle das doenças que atingem o rebanho e que, algumas vezes, podem acomenter a saúde do homem também.
É uma doença de Notificação Obrigatória. E somente o veterinário cadastrado no Ministério da Agricultura pode realizar o teste e emitir o atestado oficial.

Fonte: Cartilha informativa do IMA.


Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269