Televendas: 0800 603 4433

Notícias

20/11/2013
Anemia Infecciosa Equina: Saiba o que é e como prevenir!
por: Cartilha informativa do IMA, MAPA, Governo de Minas Gerais e Vallée.

Anemia Infecciosa Equina

Saiba o que é e como prevenir!

O que é?
A AIE é uma doença causada por vírus de ocorrência mundial, transmissível e incurável, que ataca equídeos (cavalos, asininos e muares) de qualquer raça, sexo e idade; uma vez infectado, o animal torna-se fonte de infecção permanente para outros eqüídeos.

Anemia Infecciosa Equina. Foto de Paula Casagrande.

Transmissão
A transmissão da Anemia Infecciosa Equina se dá através da transferência de sangue do animal infectado para o animal sadio, por meio de:
- Picadas de insetos, que se alimentam de sangue;
- mutucas e moscas (do cavalo, dos estábulos);
- Agulhas, seringas, esporas, freios, groza dentária, aparadores de casco, arreios e utensílios contaminados com sangue infectado;
- Material cirúrgico contaminado;
- Placenta, leite e sêmen.

Sintomas
O período entre a introdução do vírus no organismo e o aparecimento dos primeiros sintomas da doença pode variar entre 6 a 70 dias, porém a média é de 15 a 20 dias.
Os cavalos infectados podem apresentar febre não contínua de 40 a 41,1ºC, hemorragias puntiformes embaixo da língua, fraqueza, anemia, inchaço na região ventral do abdomen, redução ou perda de apetite, depressão e hemorragia nasal.

IMPORTANTE

Animais podem se apresentar aparentemente sadios, porém servir como reservatório do vírus e propagar a doença.

 

Como prevenir e controlar
A comprovação da existência de qualquer equídeo positivo para AIE deve ser comunicada aos órgãos de defesa sanitária animal representados no Estado de Minas Gerais pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
A legislação estadual que estabelece normas de controle da AIE determina que, se for diagnosticado animal positivo, esse deve ser sacrificado e a propriedade interditada para a realização de saneamento, ou seja, a realização de dois exames de IDGA consecutivos, em intervalos de 30 dias, de todo efetivo equídeo restante. Caso os dois exames sejam negativos, a propriedade será desinterditada pelo IMA.

IMPORTANTE

De acordo com a legislação federal e estadual, não existe campanha de vacinação rotineira, obrigatória para equídeos. A participação em eventos pecuários como leilões, feiras, exposições, rodeios, cavalgadas, vaquejadas e demais concentrações de equídeos, somente será permitida mediante a apresentação do atestado negativo do exame sorológico para AIE, que tem validade de 60 dias, com exceção das propriedade controladas, cuja validade é de 180 dias. Recomenda-se ao criador evitar a participação em eventos que não exijam o atestado negativo de exame sorológico oficial para AIE, e que não possuam responsável técnico Médico Veterinário para conferir a documentação apresentada.

 

Qualquer transação que envolva compra, venda ou recebimento de animais para reprodução, deverá ser condicionada à apresentação do atestado negativo do exame sorológico oficial para AIE.
Todo material, que possa veicular sangue, deverá ser devidamente esterilizado antes de ser reutilizado.
As agulhas e seringas utilizadas deverão ser descartáveis.
Todos os equídeos do plantel deverão ser testados no mínimo, de 6 em 6 meses.

A ANEMIA INFECCIOSA EQUINA NÃO TEM CURA.

Não há tratamento efetivo ou vacina cientificamente aprovada para a doença.
O animal, uma vez infectado, torna-ne um portador permanente da enfermidade sendo fonte de infecção.

É uma doença de Notificação Obrigatória. E somente o veterinário cadastrado no Ministério da Agricultura pode realizar o teste e emitir o atestado oficial. A coleta e envio de material para a realização de exame laboratorial de Mormo objetivando diagnóstico de suspeita SOMENTE pode ser feita por Médico Veterinário Oficial cadastrado no IMA ou no MAPA.



LEMBRE-SE

A Gepec - Produtos e Serviços para a Pecuária LTDA possui Médico Veterinário especializado em Equinos, capacitado e habilitado pelo IMA para coleta de material e realização de exames laboratoriais obrigatórios e/ou para diagnósticos.

 
Fonte: Cartilha informativa do IMA, MAPA, Governo de Minas Gerais e Vallée.

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269