Televendas: 0800 603 4433

Notícias

24/04/2014
Vacinação contra Febre Aftosa - a 1ª etapa de 2014 inicia na próxima quinta e encerrará dia 31/05.
por: IMA

Animais bovinos e bubalinos de qualquer idade devem ser vacinados contra a febre aftosa a partir do dia 1º de maio de 2014. A primeira etapa da campanha de vacinação será realizada até o dia 31 e a exemplo da campanha realizada em novembro de 2013, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), não irá emitir a correspondência com a Carta Declaração de Vacinação para o produtor. Com isso ele deverá acessar a página do órgão estadual para emitir o documento e registrar o número de animais vacinados.

O produtor pode procurar o IMA ou mesmo nas lojas de produtos agroveterinários para imprimir a declaração. Para isso ele deve levar consigo o cartão de produtor e o do IMA.

Segundo Arlindo Nunes dos Reis, chefe do escritório seccional do IMA em Patrocínio informou que a multa por não vacinar dentro do período é quase R$ 70,00 por animal não imunizado, valor considerado muito alto pelo médico veterinário. Já quem deixar de comprovar a vacinação no máximo dez dias depois de aplicar a dose no animal é de R$ 6,70 por cabeça.

A declaração dos animais vacinados continuará sendo feita da mesma forma com a apresentação da nota fiscal da compra da vacina juntamente com a Carta Declaração preenchida. 

Durante todas as etapas de vacinação de maio e novembro o documento estará disponível para impressão em nosso site: www.ima.mg.gov.br. Para impressão, é necessário estar de posse do número de CPF/CNPJ ou código do produtor constante no Cartão de Identificação do IMA.

 

 

Quando digitar o CPF, clique no nome e número que aparecem, selecione o nome da propriedade, digite o resultado da adição e por fim “consultar”. 

Obs.: O usuário deve imprimir uma carta por propriedade.
Desative o bloqueador de pop-ups do seu navegador.

A vacinação é obrigatória para bovinos (bois, vacas) e bubalinos (búfalos). 

Cuidados 

Na compra é preciso que a vacina seja conservada em caixa térmica com gelo suficiente para mantê-la refrigerada, ente 2º e 8ºC,  até o momento da aplicação. Se a vacina esquentar perde seu valor de proteção. Na propriedade a vacina deve ser mantida em geladeira na mesma temperatura (2º a 8ºC) e aplicada o mais rápido possível. Além disso, é preciso:

• Limpar e desinfetar a seringa e ferver as agulhas antes da aplicação,
• Manter a vacina em caixa de isopor com gelo, à sombra e protegida da radiação solar direta,
• Manter a pistola dentro da caixa de isopor, quando não estiver em uso,
• Utilizar agulhas 15x18 para aplicar vacina oleosa (subcutânea) e agulha 20x18 para aplicar vacina oleosa (intramuscular),
• Agitar o frasco de vacina toda vez que for encher a seringa,
• Certificar-se de que o conteúdo da seringa contém a dose certa (5 ml) e que não existem bolhas de ar,
• Aplicar a vacina na tábua do pescoço pela via subcutânea (debaixo da pele) ou intramuscular (dentro do músculo) tendo o cuidado de manter a seringa na posição inclinada, quase em pé, com a agulha apontada para baixo,
• Anotar os animais vacinados por faixa etária e sexo, para comunicação ao IMA. 

Atenção: Os horários ideais para a aplicação são o início da manhã e o final da tarde.


Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269