Televendas: 0800 603 4433

Notícias

26/12/2023
Mais um ciclone extratropical chega ao Brasil com fortes ventos e chuva
por: Gabriel Azevedo

novo cicloneFoto: Ilustração/NASA

A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul deve provocar fortes ventos e chuvas intensas na Região Sul do Brasil nos próximos dias.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas de instabilidade que antecedem a formação do ciclone já começam a se formar nesta sexta-feira (22) e devem provocar tempestades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

A partir da tarde e à noite, a instabilidade volta a ganhar força e provoca tempestades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A previsão indica risco de chuva forte, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo.

Já no sábado (23), as tempestades se concentram entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em áreas da Região Sudeste. Nessas áreas, também há possibilidade de chuva forte e rajadas de vento acima dos 70 km/h.

Previsão dos próximos dias

A formação do ciclone extratropical se inicia no fim do domingo (24) e, principalmente, na madrugada de segunda-feira (25). Ao longo deste dia, o sistema se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa do gaúcha.

Também na segunda, a convergência de umidade associada ao processo de formação deste sistema e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul, dão origem a formação de áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.

Ventos diretamente associados ao ciclone e ao gradiente de pressão atmosférica (baixa pressão no oceano e entrada de alta pressão a oeste) intensificam as rajadas de vento que podem ficar entre 80 a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26).

Ao longo da terça-feira (26), o ciclone ganhará ainda mais força, contudo, estará em alto mar. Neste dia, na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo fica ventoso.

Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. 

Precauções

O Inmet recomenda que a população da Região Sul fique atenta às atualizações do tempo e às previsões da Defesa Civil.

Em caso de tempestades, as pessoas devem buscar abrigo em um local seguro, longe de árvores, postes e outros objetos que o vento possa arremessar.

É importante evitar dirigir em condições de chuva forte e vento, pois essas condições podem prejudicar a visibilidade. 

Sobre o ciclone extratropical

Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão que se formam fora das regiões tropicais. Eles são caracterizados por fortes ventos, chuvas intensas e queda de neve, dependendo da região. 

Os ciclones extratropicais podem causar grandes danos, como inundações, deslizamentos de terra e quedas de árvores.

 

Fonte: Canal Rural

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269