Televendas: 0800 603 4433

Notícias

27/12/2023
Previsão do tempo: última semana do ano tem ciclone no Sul e frente fria no Sudeste
por: Canal Rural

ciclone extratropicalFoto: Envato

Saiba como será a semana entre 25 e 29 de janeiro em todas as regiões do Brasil.

Sul

O começo da semana tem temporais em toda a região, devido à formação de um
ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. Há chance de rajadas de vento acima de 75 km/h e queda de granizo nos três estados da região.

O volume de chuva no decorrer desta segunda-feira (25) pode passar de 100 mm no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, causando alagamentos e deslizamentos. 

Após a passagem do sistema, que pode durar até terça (26), a madrugada de quarta-feira (27) deve ser marcada por temperatura mínima abaixo de 10 ºC, com risco de geada somente para os pontos mais altos da Serra Gaúcha e Catarinense.

Sudeste

O tempo dá uma virada entre terça e quarta-feira, em razão do avanço de uma frente fria. A chuva deve chegar aos quatro estados da região, com maiores volumes no sudeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde o acumulado pode passar de 100 mm e causar transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra.

Durante a passagem da frente fria, podem ocorrer queda de granizo e descargas elétricas. As rajadas de vento têm potencial para ultrapassar 55 km/h no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, podendo provocar queda de árvores e, com isso, interromper o fornecimento de energia elétrica.

Os temporais podem prejudicar principalmente os cafezais no leste de Minas Gerais o Cinturão Verde de São Paulo.

Centro-Oeste

A semana será ensolarada e com trovoadas no decorrer do dia em toda a região. O acumulado de chuva no período varia entre 40 e 60 mm, ajudando a recuperar pastagens de modo geral.

No entanto, os produtores que precisam de maiores volumes, para reverter o déficit hídrico em lavouras de milho e soja, por exemplo, só devem ser contemplados no começo de janeiro.

Há possibilidade de temporais isolados, com rajadas de vento acima de 40 km/h acompanhadas de descargas elétricas nos três estados da região.

Nordeste

A última semana do ano será menos chuvosa por aqui, com os maiores volumes concentrados na faixa leste da região. O acumulado pode chegar a 40 mm na Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Ceará.

Nas demais áreas do Nordeste, o tempo deve seguir quente e ensolarado, com volumes acumulados de chuva nos próximos dias ficando em torno de 10 ou 15 mm. A temperatura máxima deve ficar entre 38 °C e 40 °C.

Há, contudo, tendência de que a chuva volte a se espalhar em todas as áreas na próxima semana, com a chegada do Ano Novo.

Norte

O período será quente e chuvoso na região, com total de precipitação entre 50 e 100 mm, de acordo com a área. A temperatura máxima deve deve chegar a 33 ºC/34 ºC, nos próximos dias. Ou seja, não deve haver problemas de estresse térmico e hídrico na região.

As pastagens locais, de forma geral, estão se recuperando, e a umidade no solo deve contribuir para as lavouras de verão em desenvolvimento.

A atenção fica para a combinação de calor e umidade, que pode provocar temporais no fim dos sias, com descargas elétricas e vendavais.

 

Fonte: Canal Rural

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269