Televendas: 0800 603 4433

Notícias

05/01/2024
Inmet destaca possíveis impactos do clima na safra de grãos 2023/24
por: MilkPoint

Foto: Pixabay

O Inmet destaca possíveis impactos do clima na safra de grãos 2023/24.

Em áreas do Matopiba (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a chuva abaixo da média observada em outubro e novembro foi responsável por manter os níveis de água no solo muito baixos, desfavorecendo as fases iniciais dos cultivos de verão.

Para janeiro, os níveis devem continuar baixos, persistindo condições de déficit hídrico e aumento da evapotranspiração devido às altas temperaturas.

No Brasil Central, o retorno da chuva observado na segunda quinzena do mês de dezembro de 2023, com a elevação dos níveis de água no solo em algumas áreas, tem sido importante para a retomada do plantio e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, exceto no norte de Minas Gerais, onde os níveis de água no solo estão mais baixos. No entanto, são previstas chuvas mais regulares para janeiro deste ano, que podem ajudar a recuperar os níveis de água no solo e favorecer as culturas que se encontrarem em estágios de maior necessidade hídrica.

Já na Região Sul, os volumes de chuva previstos tendem a manter os níveis de água no solo elevados, mas com menor probabilidade de gerar excedente hídrico em algumas localidades no mês de janeiro de 2024. A redução do volume de chuva em relação aos meses anteriores, pode favorecer a retomada da semeadura das culturas de primeira safra em regiões que se encontram em atraso.

 

Fonte: MilkPoint

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269