Televendas: 0800 603 4433

Notícias

08/01/2024
Chuvarada e calorão: as promessas do tempo para a semana; veja previsão
por: Canal Rural

nebulosidade - previsão do tempoFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Confira como ficam as condições do tempo em todo o Brasil entre os dias 8 e 12 de janeiro. Temperaturas elevadas e volumes expressivos de chuva são desafio para agricultores e criadores.

Sul

A semana será quente e chuvosa nos três estados sulinos. Nesta segunda-feira (8), um cavado meteorológico (área de baixa pressão atmosférica) deve atuar na região, levando bom volume de chuva ao oeste do Rio Grande do Sul.

Nessa área, o acumulado em cinco dias deve ficar em torno de 100 mm, contribuindo para a reposição de umidade do solo.

Nas demais áreas gaúchas, assim como em Santa Catarina e no Paraná, o volume de chuva deve ficar entre 40 e 60 mm.

Existe o risco para queda de granizo de forma pontual com rajadas de vento acima de 40 km/h entre segunda e quarta-feira (10) nos três estados.

A tendência é de tempo mais firme entre quinta-feira (11) e fim de semana.

No geral, o tempo deve contribuir com as lavouras em desenvolvimento, porém o excesso de chuva pode comprometer os trabalhos em campo na faixa oeste do território gaúcho. 

Sudeste

Os quatro estados da região devem ter uma semana quente e chuvosa. Os acumulados em cinco dias ficarão entre 20 e 40 mm em São Paulo e Rio de Janeiro; de 50 a 60 mm no Espírito Santo; e entre 80 e 100 mm em Minas Gerais.

A chuva deve atrasar a semeadura do algodão em Minas, mas contribui com a umidade do solo para pastagens e cafezais em todas as áreas, como também o setor de hortifrúti no Cinturão Verde de São Paulo.

A temperatura máxima deve ficar entre 30 °C e 32 ºC em praticamente todas as áreas da região. A exceção é o interior paulista, onde as máximas podem atingir 39 ºC, causando estresse térmico nas lavouras em desenvolvimento.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul enfrenta calorão, com temperatura máxima em torno de 40 ºC durante toda a semana. O volume de chuva no estado varia de 20 a 40 mm, causando estresse térmico e hídrico nas lavouras de verão.

Já Mato Grosso e Goiás terão condições melhores, com máximas em torno de 33 ºC e acumulados de chuva entre 60 e 100 mm. Esses índices contribuem para o desenvolvimento do milho e da soja e para recuperação de pastagens, além de aliviar o estresse térmico do gado em confinamento. 

Nordeste

A semana será quente na faixa leste da região, com temperatura máxima na casa de 37 ºC. A chuva deve se concentrar no interior da Bahia, Piauí e Maranhão, com volume entre 30 e 50 mm, contribuindo para reposição de umidade no solo.

Já nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a quantidade de chuva fica entre 10 e 15 mm, o que é insuficiente para reverter o déficit hídrico e ainda oferece risco para surgimento de focos de incêndio.

A semeadura do algodão no Piauí e no Maranhão deve avançar no decorrer dos próximos dias. Na sexta-feira (12), a formação de um novo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) deve ajudar a distribuir chuva na faixa leste da região. 

Norte

Calor e chuva marcam a semana em todas as áreas da região. O volume de chuva no Acre fica em torno de 40 mm; em Rondônia, varia entre 40 e 60 mm; Amazonas, Pará e Tocantins devem registrar de 80 a 100 mm; enquanto que o Amapá pode receber de 100 a 150 mm.

As pancadas contribuem para recuperação de pastagens, reposição de umidade em lavouras em desenvolvimento e para amenizar a sensação de calor de animais confinados.

Em Roraima, a situação de déficit hídrico não será alterada, pois o acumulado da semana não deve ultrapassar 15 mm, com temperatura máxima em torno de 36 ºC durante os próximos cinco dias.

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269