Televendas: 0800 603 4433

Notícias

22/01/2024
Queijos: sinônimo de tradição e inovação
por: MARIA LUÍZA TERRA

Queijos: sinônimo de tradição e inovação

Foto: Freepik

Branco, amarelo, azul, fresco, cozido, curado, defumado, de vaca, de cabra ou ovelha, com pão, com torrada, com biscoito ou bolacha. Não importa! O importante é degustar esta iguaria: o queijo!

Dia 20 de janeiro é o Dia Mundial do Queijo, uma homenagem à diversidade e complexidade dos queijos, representando a mistura das tradições gastronômicas.

Os queijos, produtos resultantes da coagulação do leite, apresentam, em sua produção, uma gama de diferentes sabores, formatos, aromas e texturas, refletindo a influência das condições geográficas e culturais em sua produção. Desde os queijos macios e cremosos, como o Brie e o Camembert, até os queijos de pasta dura, como o Parmigiano-Reggiano e o Grana Padano. A diversidade de sabores e texturas é vasta.

Os queijos azuis, como o Roquefort e o Gorgonzola, distinguem-se por suas veias distintas de mofo, conferindo-lhes uma intensidade de sabor única. Enquanto isso, os queijos de cabra, como o Chèvre, apresentam suavidade e delicadeza que conquistam paladares exigentes.

Já no Brasil, os queijos envolvem tanto tradição quanto inovação. Os primeiros registros de fabricação de queijo no Brasil remontam ao século XVIII, com surgimento dos queijos frescos, Minas Frescal, Coalho e Queijo Manteiga.

Ao longo dos anos as receitas foram aprimoradas, especialmente ao herdarmos o conhecimento e técnicas decorrentes dos primeiros imigrantes europeus no Brasil, nossos mestres queijeiros logo começaram imprimir suas próprias assinaturas nas criações desenvolvidas em território nacional.

Tanto o paladar distinto do consumidor, relevo, clima, flora e genética do rebanho presente em solo brasileiro, influenciaram diretamente nas características da nossa produção, e tudo isso de alguma maneira, deu origem a criações originais do Brasil. Entre as mais populares podemos destacar Queijo Prato, Queijo Prato Esférico, Queijo Minas Padrão, Queijo Minas Meia Cura, Queijo Colonial, Queijo de Coalho, Queijo Canastra, Queijo Serrano, Requeijão e tantos outros que elevaram o Brasil a referência mundial na produção de queijos.

Falamos com a  UltraCheese, fábrica de queijos, que nos disse que os saberes europeus, associados à criatividade e aos sabores brasileiros vão muito além da simples produção, são como obras de arte. Foi esse amor pelo queijo que uniu diferentes marcas, constituindo um portfólio completo de queijos do Brasil, com produtos em todas as categorias e para todas as ocasiões de consumo. Dedicação que tornou-os a queijaria brasileira mais premiada no mundo.

 

Fonte: MilkPoint

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269