Televendas: 0800 603 4433

Notícias

23/01/2024
Como escolher o melhor material para cama de compost barn?
por: Stephanie Alves Gonsales

Como escolher o melhor material para cama de compost barn?

Fonte: Pixabay

O Compost Barn é um sistema de instalação composto por um amplo espaço, coberto e destinado ao descanso das vacas. Esse espaço é revestido com um material específico que, ao entrar em contato com os dejetos dos animais, passa por um processo de compostagem. Para assegurar a eficácia desse processo, é essencial realizar o manejo adequado da cama no sistema Compost Barn. 

A cama no Compost Barn não é apenas o local onde os animais caminham e se deitam, mas também desempenha um papel crucial em três perspectivas distintas: para os microrganismos, que a utilizam como fonte de alimento; para as vacas, que a utilizam para descansar; e para o produtor, que enxerga a cama como um elemento capaz de gerar lucro. Além de proporcionar uma superfície macia e seca para os animais, a gestão adequada da cama considera seu valor como substrato para a compostagem e seu potencial econômico para o produtor. 

Mas, afinal, como escolher o melhor material para a cama de compost barn? 

Algumas características devem ser levadas em consideração quando o assunto é a escolha do material de cama, como:  

  1. Características físico-químicas dos materiais, com o intuito de acelerar o desenvolvimento de microrganismos e o processo de compostagem; 

  2. Ter boa relação carbono e nitrogênio para que a compostagem se inicie o mais rápido possível e permaneça ativa; 

  3. O material da cama deve permitir conforto aos animais, visto que as vacas ficam deitadas na maior parte do tempo; 

  4. Os materiais devem apresentar tamanho médio de no máximo 3 a 5 cm de comprimento e 2 a 3 mm de espessura (para auxiliar no crescimento microbiano e não compactar a cama); 

  5. Os materiais devem apresentar boa capacidade de absorção de umidade;  

  6. Para a escolha do material a ser utilizado na cama, a relação custo-benefício é um dos fatores primordiais. Esta relação está totalmente direcionada a disponibilidade e ao custo do material que será utilizado. 

A região onde a propriedade está localizada também deve ser levada em consideração no momento da escolha da cama. Por exemplo, regiões com alta produção de móveis têm facilidade de se encontrar serragem. Assim como em regiões produtoras de arroz, é possível encontrar cascas de arroz com preço mais acessível. 

Materiais mais conhecidos e alternativas de cama de compost barn

Alguns materiais são mais conhecidos e é mais comum de serem encontrados em sistemas de compost barn por aí, outros são alternativas que surgem em razão a localização da propriedade ou custo-benefício.  

  • Maravalha: Apresenta bom grau de absorção de umidade e sua disponibilidade varia de acordo com cada região. Material mais utilizado para a cama no Brasil (principalmente, no sul e no sudeste do país). 

  • Serragem: Composto de pequenas partículas de madeira, tem boa capacidade de absorver umidade e boa disponibilidade de aquisição (principalmente no sul e no sudeste do país). 

  • Pó de serragem: É um resíduo da indústria da madeira. Material macio e que absorve bem a umidade. Pode causar problemas respiratórios nos animais, devido tamanho da partícula, além de possuir alto grau de compactação. Grande disponibilidade na região sudeste, sul e norte do Brasil. 

  • Casca de amendoim: Possui grande capacidade de absorção de umidade. É um material com degradação acelerada, exigindo reposição constante. Grande disponibilidade em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. 

  • Casca de arroz: Possui baixa capacidade de absorção de umidade e elevado teor de sílica, dificultando sua degradação pelos microrganismos. Além disso, sua estrutura é abrasiva, o que pode causar ferimentos na região do úbere e reduzir o tempo de descanso dos animais. Grande disponibilidade no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina, Goiás, Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

  • Casca de café: A casca de café deve ser bem seca para ser utilizada na cama, caso contrário, torna-se inadequado sua utilização. Grande disponibilidade em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. 

  • Palhadas: É importante que seja misturada com outros materiais (exemplo: maravalha, serragem) para facilitar o revolvimento da cama e a capacidade de absorção de umidade. Possui disponibilidade em quase todo o país. Este material pode se tornar inviável caso manejado inadequadamente, dificultando o revolvimento e causando torrões na cama. 

  • Capins e ou bagaço de cana: Podem ser utilizados desde que triturados, secos ao sol antes de serem utilizados, misturados com outros materiais (exemplo: maravalha, serragem). Possui disponibilidade em quase todo o país. Devem ser utilizados somente após um excelente planejamento de produção e utilização levando em conta vários fatores. 

É valido ressaltar que cada propriedade possui particularidades quanto a clima, disponibilidade pela região, umidade e outros fatores.

 

Fonte: MilkPoint

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269