Televendas: 0800 603 4433

Notícias

20/02/2024
Ciclone raro Akará mantém temporais no Brasil; veja previsão completa
por: Marcos Fantin
Imagens mostram ciclone Akará em atividadeImagens mostram ciclone Akará em atividade — Foto: Metsul

A semana começa com o ciclone tropical Akará na costa do Brasil, um fenômeno de rara ocorrência. Mas, a tendência é que o impacto seja pequeno, e as condições se mantenham como foi no último fim de semana, apenas com pancadas típicas de verão.

No Rio Grande do Sul, o sol se mantém durante todos os dias, e pancadas de chuva são esperadas em diversas áreas do estado, principalmente nas metades norte e oeste. Segundo a Metsul Meteorologia, as chuvas mais fortes serão na metade norte do estado.

 
Ciclone tropical mantém calor e pancadas de chuva típicas de verão — Foto: NasaCiclone tropical mantém calor e pancadas de chuva típicas de verão — Foto: Nasa

Na cidade de São Paulo, a chuva será frequente com alto risco de períodos de chuva forte. Diante da alta instabilidade, as temperaturas não sobem, embora a sensação seja de abafamento diante da alta umidade, diz a Metsul. No interior de São Paulo, o cenário é de sol, nuvens, períodos com maior nebulosidade e pancadas de chuva frequentes.

No Rio de Janeiro, a instabilidade também será frequente ao longo da semana. Além disso, há um alerta laranja, - que significa “perigo” para chuva intensa - emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de precipitações intensas em setores localizados.

 

Alerta laranja do Inmet para o Rio de Janeiro — Foto: InmetAlerta laranja do Inmet para o Rio de Janeiro — Foto: Inmet

Em Minas Gerais, o ciclone na costa do sul do país ajuda a canalizar a umidade para o estado. A chuva será frequente nos próximos dias e localmente forte com temporais isolados. A instabilidade vai se intensificar na terça-feira (21/2) com pancadas fortes em muitos pontos do estado.

Também há um segundo alerta laranja ativo para boa parte do Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Os estados que podem ter chuva são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins.
 
 
Alerta laranja emitido para o centro-norte do Brasil — Foto: InmetAlerta laranja emitido para o centro-norte do Brasil — Foto: Inmet

 

O que é um ciclone tropical? 

Entenda o que é um ciclone tropical — Foto: NasaEntenda o que é um ciclone tropical — Foto: Nasa
 

Ciclones são grandes sistemas de baixa pressão na atmosfera terrestre que a depender de sua localização geográfica e intensidade podem ser chamados de tropical, subtropical e extratropical. Os tropicais são os mais comuns e impactantes para o clima brasileiro.

O fenômeno se forma sobre águas quentes dos oceanos e têm o potencial de causar ventos extremamente fortes e chuvas torrenciais. Por isso, são associados a fortes tempestades e ventanias, causando estragos em propriedades e alagamentos em regiões inteiras.

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269